Em Taquaritinga (SP): Escola Estadual Prof. Francisco Silveira Coelho completa 70 anos

A Escola Estadual Prof. Francisco Silveira Coelho, que as gerações anteriores ainda chamam de ‘Industrial’, completa 70 anos nesta sexta-feira (29 de Janeiro).

A trajetória inicial da unidade de ensino é contada no livro “Taquaritinga – História e Memória”, editado pela Câmara Municipal em 2016 a partir de informações cedidas pelo historiador Milve Antônio Peria (1932-2020).

Escreveu Milve: Em 29 de janeiro de 1951, ocorreu a criação do Ginásio Industrial Estadual, por meio do Decreto n.º 962, assinado pelo governador do Estado, Sr. Ademar de Barros, criando ‘[…] uma escola de ensino profissional prático, destinada a ministrar cursos práticos de ensino profissional.

Durante muito tempo, funcionou no prédio localizado à Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Siqueira Campos, onde funciona a Escola Estadual Francisco Silveira Coelho.

No local, funcionava uma empresa de beneficiar algodão, de propriedade da família Magnani. Esse imóvel foi demolido após o desabamento do teto de uma sala, ocasionado por temporal que atingiu nossa cidade. O estabelecimento de ensino foi concebido para ser uma escola profissionalizante.

Era conhecida como ‘Escola Industrial’; denominação que só sobrevive na memória das pessoas mais velhas. Além de cursar a escola de primeiro e segundo graus, os alunos podiam optar por habilitações em áreas como marcenaria, mecânica, corte e costura, pintura, entre outras. Nos anos 1980, a educação para o trabalho profissionalizante foi desativada.

Demolição: O antigo prédio, fragilizado pela falta de manutenção, foi atingido por um vendaval que abalou a cidade na tarde de 13 de abril de 2000. Na época, foi interditado. Em 2003, o então prefeito municipal Milton Arruda de Paula Eduardo iniciou a reconstrução do prédio, mas, por questões financeiras, a obra foi paralisada. Em 2005, o prefeito José Paulo Delgado Júnior reiniciou a construção e, em 8 de fevereiro de 2006, a nova escola foi entregue à população.

Francisco Silveira Coelho figura entre os professores fundadores da Escola Normal de Taquaritinga, criada em 4 de outubro de 1928 e instalada em 11 de fevereiro do ano seguinte na Rua Duque de Caxias n.º 531.

De acordo com o professor Arnaldo Ruy Pastore (1929-2019), o nome de Francisco foi escolhido pelo então prefeito Dr. Waldemar D’Ambrósio (1918-2005) para denominar a escola.

(Informações: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *