Em Taquaritinga (SP): EE 9 Julho conquista segundo lugar no Estado na CUCo USP 2020

A Escola Estadual 9 de Julho, de Taquaritinga (SP), conquistou o segundo lugar entre as instituições com mais engajamento na edição da Competição da USP de Conhecimento (CUCo) em 2020. O bom desempenho rendeu brindes e premiações em dinheiro para a escola, além do reconhecimento e destaque estadual. 

Os vencedores foram anunciados na última sexta-feira (14), em um evento online promovido pela reitoria da USP através do canal do Youtube da universidade.

Dos 227 alunos inscritos, 77 foram aprovados (ou seja, ultrapassaram o mínimo da nota média da prova) e 3 foram premiados. Cada um corresponde a um ano do Ensino Médio. O jovem estudante do Terceiro Ano ganhou a isenção da taxa do vestibular, que atualmente, gira em torno de R$ 180.

Três docentes, que dão suporte aos estudantes inscritos, tiveram o trabalho reconhecido na edição e foram agraciadas com o prêmio ‘Professora Colaboradora’: Patrícia Ferrari Natalício (Ciências Humanas), Patrícia A. Mantovani Langhi (Matemática) e Lucilene P. da Cunha Tiesi (Linguagens).

A coordenadora Ketriri Buzolin também recebeu o prêmio de Professora Incentivadora.

Este foi o segundo ano em que a escola participou da competição. O objetivo do concurso é preparar os estudantes de escolas públicas para que eles possam ingressar na USP, estreitando o laço entre a renomada universidade e desmitificando a dificuldade que o vestibular carrega.

A avaliação e correção são feitas pela própria universidade e aplicação fica a cargo da escola. A primeira etapa é realizada virtualmente e a segunda consiste em uma prova presencial; entretanto, devido a pandemia de Covid-19, a última fase foi suspensa no ano passado e o concurso considerou apenas a nota da primeira avaliação. 

“Somos engajadas na conscientização dos nossos alunos sobre a importância de ingressar em uma faculdade. Esse trabalho é desenvolvido desde o primeiro ano do EM. Participar dessa competição é mostrar aos estudantes que eles podem almejar uma faculdade pública, de qualidade, sempre aproveitando as oportunidades que elas proporcionam”, disse Ketriri Belentani Buzolin, coordenadora da instituição.

Patrícia Ferrari, Ketriri Belentani Buzolin, Mireli Matheus e Patrícia Mantovani Langhi; trabalho de incentivo aos alunos foi reconhecido na CUCo 2020 

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para o estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar na melhoria do desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

 

.

One thought on “Em Taquaritinga (SP): EE 9 Julho conquista segundo lugar no Estado na CUCo USP 2020

  • 18 de maio de 2021 em 16:02
    Permalink

    Fui aluna ,fui professora dessa escola quando era IEE 9 de Julho -1967-quando terminei faculdade e depois fui para S.Paulo ,mas nunca esqueci de minhas raizes,alegria de minhas colegas ,e feliz por continuar sendo uma escola de referência de ensino como sempre foi ,minhas filhas tambem estudaram nessa escola e as duas entraram em faculdades publicas (USP_UNESP)e tiveram suas bases nessa escola ,orgulho-me de fazer parte do Grupo 9 de Julho-ex alunos que se comunicam , com propósito de unirem para escreverem um livro , possivelmente um encontro para matar a saudades de todos ,,também rever a escola onde cada um tem muitas lembranças Parabéns a equipe de professores e gestora ..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *