DESTAQUEMais recentesTecnologia

Desencadeando Criatividade: Como Modelos Gerativos de IA Estão Empoderando Profissionais em Taquaritinga

Por Marcus Rogério de Oliveira*

A inteligência artificial vem causando sensação em nossa querida Taquaritinga. Cada vez mais, profissionais de todos os campos estão descobrindo uma nova fonte de inspiração criativa: os modelos gerativos de IA. Assim, continuamos nossa série sobre Inteligência Artificial aplicada ao cotidiano para que mais pessoas se sintam inspiradas a experimentar essa tecnologia incrível.

Os modelos generativos, como o Claude e o ChatGPT, funcionam como assistentes virtuais alimentados por IA. Você descreve uma ideia ou problema em poucas frases, e a aplicação gera insights originais e soluções criativas personalizadas.

A IA analisa o seu comando, compreende o contexto e retorna sugestões que, como profissional, você pode aprimorar. É como ter um brainstorming personalizado sob demanda. Por exemplo, para um jardineiro, o prompt “Preciso decorar um canteiro com flores coloridas adequadas para sol forte, temperaturas altas e solo arenoso. Quais espécies você recomendaria?”, poderia responder informando espécies de flores coloridas e vibrantes resistentes ao calor, ao sol direto e ao solo arenoso.

A prática de pedir sugestões aos modelos generativos está realmente ajudando profissionais autônomos e de pequenos negócios a impulsionar suas ideias. Por exemplo, um mecânico poderia perguntar: “O motor flex 1.0 apresenta vibração excessiva. Quais podem ser as causas, como identificá-las e como solucioná-la?”, e assim, receberia sugestões. A partir dessas sugestões, o mecânico poderia continuar com novas perguntas aprimorando seu texto até chegar a respostas com ideias valiosas.

Em nossa cidade, os modelos generativos de IA estão sendo parceiros para trocar figurinhas e estimular o pensamento inovador funcionando como um assistente criativo virtual bastante útil.

Além disso, esses modelos ajudam a vencer barreiras como tempo e bloqueios criativos. Em minutos, qualquer profissional pode receber insights personalizados para o seu contexto. Por exemplo, um eletricista poderia utilizar prompt: “O consumo de uma casa construída em 2005 está muito alto. Como identificar possíveis causas e pontos a melhorar na instalação elétrica?” e receber sugestões para identificar as possíveis causas e pontos de melhoria na instalação elétrica para otimizar o consumo e reduzir os custos.

Claro, a IA ainda depende da supervisão humana. Mas, quando bem aplicada, pode desencadear ondas de criatividade em nossa comunidade, beneficiando muitos profissionais de várias áreas.

 

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por IA com estas ferramentas:
https://www.zerogpt.com/

https://gptzero.me/

https://smodin.io/ai-content-detector

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *