DESTAQUEMais recentesTecnologia

Deep Tech e o potencial ainda inexplorado

Por Marcus Rogério de Oliveira*

As chamadas “deep techs” que irão remodelar nosso futuro são tecnologias de ponta, com as mais recentes descobertas da ciência. Elas trazem soluções engenhosas para resolver velhos e grandes problemas que nos desafiam. Vale a pena acompanhar estes 10 campos a seguir para ver quais as rupturas tecnológicas vamos presenciar nos próximos anos:

 

  1. Inteligência Artificial está fazendo as máquinas realizarem tarefas complexas de maneira autônoma. Por exemplo, os carros autônomos.
  2. A Computação Quântica permitirá cálculos que são impossíveis atualmente e irá facilitar bastante descobertas de novos materiais, medicamentos personalizados e até uma Inteligência Artificial muito além da atual.
  3. As tecnologias de Blockchain e tokens não-fungíveis (NFTs) criarão novos modelos de propriedade digital segura, descentralizada e transparente. Isso abrange desde contratos inteligentes até obras de arte únicas tokenizadas.
  4. A Impressão 3D permitirá produção customizada, sob demanda e com menos resíduos de uma infinidade de produtos, desde próteses médicas até casas.
  5. A Fusão Nuclear tem chance de se tornar uma fonte de energia limpa, barata e virtualmente inesgotável ao reproduzir o processo de funcionamento das estrelas.
  6. Os avanços em Biotecnologia facilitarão a edição genética para tratar doenças, desenvolver novos organismos produtores de alimentos ou substâncias úteis.
  7. Materiais antes teóricos, como o grafeno, começam a mostrar seu potencial em aplicações que vão de eletrônicos flexíveis a tratamentos médicos aprimorados.
  8. Novas baterias, células combustível e até armazenamento de energia gravitacional elevarão muito a eficiência energética e a adoção de fontes renováveis.
  9. A Internet das Coisas interligará bilhões de dispositivos, permitindo cidades, fábricas e hospitais hiperconectados.
  10. E a Robótica Avançada, aliada à condução autônoma, automatizará tudo, desde cirurgias a entregas, liberando os humanos para tarefas criativas.

 

Todas essas tecnologias encontram-se hoje em diferentes estágios de desenvolvimento, mas seu impacto combinado será imenso. Embora seja maravilhoso, gostamos sempre de lembrar que a tecnologia existe para servir às pessoas de forma inclusiva e ética reforçando nossa humanidade compartilhadal.

 

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por IA com estas ferramentas:
https://www.zerogpt.com/

https://gptzero.me/

https://smodin.io/ai-content-detector

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *