DESTAQUEMais recentes

Crônica da semana por Nilton Morselli

Divaldo Franco em Taquaritinga

Nos anos 1960, Taquaritinga recebeu a visita do médium e orador Divaldo Pereira Franco, que completou 96 anos de idade no último 5 de maio. O espírita baiano, atualmente, é o maior médium do mundo, com mais de 250 de livros psicografados (20 milhões de exemplares vendidos) e 58 países visitados, de todos os continentes, onde participou de congressos e conferências.

É fundador da Mansão do Caminho, no Pau da Lima, bairro carente de Salvador-BA, instituição de caridade e educação que oferece ensino da pré-escola ao ensino médio a dois mil estudantes, além de atividades profissionalizantes e assistência médica à comunidade. Neste ano, o centro educacional da Mansão aprovou dezenas de alunos em universidades públicas e privadas.

Divaldo, que teve uma longa e profícua convivência com o mineiro Chico Xavier (1910-2002), adotou e educou mais de 600 crianças – hoje, professores, contadores, administradores, psicólogos, enfermeiros, médicos e trabalhadores de áreas que não exigem formação acadêmica, mas não menos dignas. Nem todo mundo nasce com condições intelectuais para seguir nos estudos, porém, a maioria é apta para algum tipo de trabalho.

Sua visita a Taquaritinga aconteceu a convite do casal Dr. Luiz Barboza Filho e Dona Marina Colombo Barboza, que o recepcionou com um almoço. Dr. Vitório Ernesto Pagliuso conta que o conheceu pessoalmente, pois era amigo e colega de profissão de Luiz, e foi convidado a estar presente na conferência espírita.

Filho do casal, Luiz Barboza Neto, médico em Florianópolis, tinha oito anos na época e lembra que daqui seguiram para Ibitinga, onde Divaldo proferiu outra palestra. Lá, quem o recebeu foi um médico da cidade, amigo de seu pai, Dr. Flávio Pinheiro.

Ao final do dia, na sala da casa desse médico, foi realizada uma atividade mediúnica com a presença apenas de Divaldo Franco, Luiz Barboza Filho, o menino Luiz, além da família anfitriã. Também filho de Luiz Barboza, o médico Luiz Roberto Colombo Barboza, encontrou Divaldo tempos atrás, em Santos. O médium lembrou de sua estada em Taquaritinga, inclusive do nome das pessoas.

Quando esteve por aqui, Divaldo já era um orador reconhecido, pois já rodava o país difundindo a doutrina dos espíritos desde 1947. Está em atividade até hoje, com mente lúcida e brilhante. Suas palestras, nas noites de sábado, são transmitidas pela web TV Mansão do Caminho. As narrações são pontuadas por profundo conhecimento sobre cristianismo, filosofia, psicologia, história, astronomia, entre outros temas.

No canal da instituição, é possível assistir a diversas palestras do fundador. Também recomendo ver o filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz” (2019) – tem no Telecine. Pena que a passagem dele por Taquaritinga não tenha sido registrada em fotos. Vida longa a esse benemérito, que recebeu o 206.º título de Embaixador da Paz no Mundo, concedido pela Ambassade Universelle pour la Paix, em Genebra (Suíça).
*
Esse simples registro histórico é para lembrar que a doutrina codificada pelo francês Allan Kardec é professada há mais de um século em Taquaritinga. E também para dizer que, em 2 de outubro de 2024, o Centro Espírita Jesus de Nazareth comemorará seu centenário, certamente com uma programação especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *