Confira as ações da Saúde desta semana

 

PSE  –  SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola (PSE), visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população infantil em idade escolar.

As ações do PSE ocorrerão em 10 escolas municipais, atividades essas que foram articuladas entre os profissionais da saúde e as demandas trazidas pelas escolas.

Os profissionais envolvidos no PSE, são uma equipe formada por Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Nutricionista e Agentes Comunitários da Saúde.

Nessa semana aconteceu a primeira ação na escola ‘’Lidia Miziara’’ do Jd. Paraiso, de 242 alunos avaliados, 32 apresentaram alteração na acuidade visual, sendo esses já encaminhados para o agendamento de consulta médica, no Hospital de Olhos, outro parceiro do PSE.

A escola é a área institucional privilegiada para ocorrer este encontro em saúde, prevenção e educação para nossas crianças!

 

 

CAMPANHA DE PAPANICOLAU  

Seguindo o cronograma mensal elaborado pela Secretaria de Saúde, com a finalidade de detectar precocemente os casos de câncer de colo do útero e câncer de mama, as unidades abriram um dia em horário estendido para contemplar todas as mulheres do município na realização de seus exames preventivos, além de orientações sobre a saúde da mulher.

Até a presente data, foram realizadas cerca de 286 coletas de Papanicolau e entregues 50 pedidos de mamografia.

Em breve serão divulgadas as datas do próximo mês!

 

WhatsAppImage2022-04-28at143558
WhatsAppImage2022-04-28at1435581
WhatsAppImage2022-04-28at1435582
previous arrow
next arrow
 

PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENSÃO

Dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 30% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Com a intenção de orientar sobre os riscos da hipertensão arterial, a ESF Italo Curti promoveu, na última terça-feira,  palestra com a Dra Yuleydis, Médica da ESF, sobre o tema,  aferição de pressão arterial e café da manhã para os participantes.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.