Com trabalho sobre ‘Direito dos Animais’, advogada taquaritinguense participa de Seminário Internacional em Brasília

A advogada taquaritinguense Scarlat D’Arc Lima de Oliveira representou Taquaritinga (SP) e Araraquara (SP) no “Seminário Internacional O Direito de Liberdade – 30 Anos do Direito Achado na Rua” realizado na Universidade de Brasília (UnB) no mês de Dezembro. O trabalho, com a temática ‘Direito aos Animais’, foi selecionado entre as mais de cem pesquisas inscritas no grupo de trabalho do evento, sendo o único aprovado do Estado de São Paulo.

Scarlat representou Taquaritinga (SP) e Araraquara (SP) no “Seminário Internacional O Direito de Liberdade” realizado na Universidade de Brasília no mês de Dezembro (Foto: Arquivo Pessoal)

A linha de pesquisa da advogada consiste em abordar discussões de grupos que sofrem algum tipo de opressão em nossa cultura. O trabalho apresentado em Brasília leva como assunto principal a luta pela mudança dos status jurídico dos animais na legislação brasileira; atualmente, eles são considerados “coisas/objetos” e não “seres sencientes”, ou seja, dotados de consciência da sensibilidade.


A apresentação do trabalho da taquaritinguense foi feita através de comunicação oral durante o encontro. Scarlat teve a possibilidade de assistir outros trabalhos acadêmicos e participar de palestras e debates para ampliar seus conhecimentos e enriquecer a tese em andamento.


A taquaritinguense tem 24 anos, é formada em Direito pela Universidade de Araraquara (SP) e é participante dos grupos de pesquisas animalistas. Além disso, já defendeu duas dissertações acadêmicas em 2018 e participou ativamente de apresentações em simpósios e congressos científico organizados por renomadas instituições de ensino superior, como a Universidade Paulista (UNIP), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Instituto Toledo de Ensino (ITE) e Universidade de São Paulo (USP).

Grupo de estudos que a taquaritinguense Scarlat participou durante o evento em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *