#CarnaTaqua2020: Nutricionista dá dicas de alimentação para curtir os dias de folia

Com a chegada do carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumentam notoriamente. O ritmo nesses dias torna-se intenso e, como conseqüência, o corpo perde muita água; especialmente, se o consumo de álcool for excessivo e o corpo não estiver bem hidratado.

Shadow
Slider

Para não cair na armadilha de uma má alimentação e perder a brincadeira por conta de uma infecção intestinal, uma desidratação ou até mesmo uma ressaca, a nutricionista taquaritinguense Bruna Milanezi Mathias dá algumas (simples) recomendações que podem ajudar os foliões a curtirem a festa sem preocupação.

Para começar, a regra ‘básica’ é manter o corpo hidratado com água natural, sucos e água de côco; isso porque, além de estarmos ingerindo líquidos, estaremos suprindo a falta de nutrientes. Dê preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes e, para os amantes da ‘cervejinha’, o ideal é intercalar uma garrafinha de água ou suco entre uma latinha e outra.

Também é essencial repor a energia consumindo alimentos ricos em carboidratos (como arroz, macarrão, batata, pães, cereais, entre outros) e, de preferência, integrais, dando maior sensação de saciedade. Os carboidratos vão fornecer a energia para curtir todos os dias.

Algumas frutas são ricas em vitamina C e seu consumo irá ajudar a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca. Aposte no melão, mamão, caqui, maçã, manga, uva, maracujá e banana.

Abaixo, listamos algumas recomendações saudáveis para os dias de carnaval:

Comer a cada 3 horas;

Evitar carnes e lanches gordurosos;

Beber muito líquido durante a festa;

 Manter o estômago com algum alimento (mas sem exagero);

Não comer em lugares sem higiene adequada;

Levar barras de cereais e não ficar sem comer para tentar emagrecer.

É importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos; eles prejudicarão a digestão e provocam sono, podendo atrapalhar quem quer aproveitar a festa. Sensação de ‘estufamento’ e moleza fazem parte de uma digestão lenta.

A nutricionista Bruna Mathias está inscrita no CRN 59.172 e faz atendimentos na MultiClínicas, localizada na Rua 13 de Maio, número 578, no centro de Taquaritinga. Seu telefone para contato é o (16) 99620-9208.

Deixe uma resposta