‘Bombeiro Educador’ traz proposta de implantar programa às escolas de cidades atendidas pela base de Taquaritinga (SP)

Para o ano letivo de 2021 e com as atividades escolares retornando a normalidade, a cidade de Taquaritinga/SP poderá, dentro das possibilidades, implantar o Programa ‘Bombeiro Na Escola’ por meio das atividades de educação pública do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O programa em destaque terá como aplicador o Bombeiro Educador Cabo PM Deives, membro da equipe do 3° Subgrupamento de Bombeiros de Araraquara/SP que é comandado pelo Capitão PM Fernando e está subordinado ao 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto/SP.

O bombeiro público municipal Luciano Azevedo, integrante da Estação de Bombeiros de Taquaritinga e que realizou as atividades de educação pública com singular dedicação por mais de dez anos no município, ainda permanece na corporação.

Realizando as atividades desde 2008, o Cabo PM Deives atuará pela primeira vez em Taquaritinga e relata que uma nova empreitada será o grande e prazeroso desafio para o Corpo de Bombeiros: levar o programa às escolas dos municípios que não são contempladas, fisicamente, por uma estação de bombeiros.

 “Atualmente, é desenvolvida uma atividade de educação pública somente nas instituições de ensino de Taquaritinga, onde a base está instalada; porém, a estratégia de trabalho do 3º Subgrupamento de Bombeiros é também poder implantar o programa nas escolas de Santa Ernestina, Fernando Prestes e Cândido Rodrigues. Normalmente, as crianças dessas regiões só visualizam os bombeiros atuando em situações de atendimento de ocorrências e esse é um dos pontos que o trabalho almeja mudar. O Corpo de Bombeiros trabalhará (e muito) para alcançar o maior número de crianças e mostrar que o nosso trabalho vai além das emergências, visando a mudança de comportamento por meio da prevenção.”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna. 

Deives relata que está recebendo o apoio do comando do 3º Subgrupamemto de Bombeiros, mas que a adesão ao programa dependerá da disponibilidade e projeto anual de cada uma das Secretarias de Educação dos municípios. “As diretoras das escolas já estão sendo visitadas e o parecer sobre o assunto parece ser favorável”, explica. O bombeiro está realizando visitas ás dezenove cidades atendidas pela instituição, a fim de apresentar o novo formato do programa para que as Diretorias de Ensino possam analisar o certame ofertado , bem como ter tempo hábil para verificar a possibilidade de aderir ao respectivo programa no ano letivo de 2021.

Após encontros e reuniões na capital paulista, realizadas neste ano, a metodologia do programa foi unificada em todo o Estado; agora, todas as escolas abrangidas pelo projeto seguirão um cronograma de acompanhamento padronizado. Tal atitude foi tomada para que todos os alunos tenham o mesmo ritmo de aprendizagem e possam interagir, através dos meios digitais, sobre experiências e conteúdo do programa.

O projeto ‘Bombeiro na Escola’ acontece em encontros semanais nas unidades da rede municipal e particular de ensino, para estudantes do 4°, 5°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de transmitir atitudes corretas e educar os pequenos cidadãos para que eles possam prevenir acidentes domésticos, saibam acionar os órgãos responsáveis em caso de emergências, além de receberem motivação e aprenderem sobre o trabalho em equipe. 

Cabo PM Deives; Bombeiro Educador que atuará nas instituições de ensino de Taquaritinga e região para alcançar o maior número de estudantes possível através do programa ‘Bombeiro Na Escola’

Sobre Cabo PM Deives:

Deives Henrique Agenor tem 44 anos, no qual 15 deles são dedicados ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Incorporou as fileiras do CBPMESP no ano de 2005, concluindo o Curso de Formação de Soldados em 2006 no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (atual Escola Superior de Bombeiros) localizada em Franco da Rocha/SP.

Serviu no 14° Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente e 20° Grupamento de Araçatuba, trabalhando nas cidades de Andradina, Pereira Barreto e Ilha Solteira, sempre atuando na área de Atividade de Educação Pública (organizando, ministrando e auxiliando em cursos, palestras e treinamentos do CB) e também nas prontidões de serviço de 24h no atendimento de ocorrências.

Também trabalhou por 3 anos no 4° Subgrupamento de Bombeiros de São Carlos. Atualmente, exerce a função de Bombeiro Educador no 3° Subgrupamento de Bombeiros em Araraquara/SP. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *