Alunos de escolas estaduais de Taquaritinga (SP) recebem premiações no concurso Movimento Inova 2020 e 7ª FeCEESP

Quatro trabalhos desenvolvidos por alunos de escolas estaduais da Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga (SP), sob a direção da dirigente Maristela Gallo, receberam premiações na segunda edição do Movimento Inova e na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), promovidos nos dias 22 e 23 de outubro pela Secretaria Estadual de Educação.

Ana Carolina Lopes e Bruna R. Dias Monteiro, alunas da EE Aníbal do Prado e Silva – Taquaritinga/SP,  com a orientação do professor Weslei Reghini de Moraes, conquistaram o segundo lugar na FeCCEESP – Categoria de Ciências Humanas – Júnior, com o projeto: Interrompidos Pela Pandemia: Um Olhar Sobre a Educação Através Da Pesquisa-Ação. Já as estudantes Letícia Eduarda dos Santos e Maria Eduarda Souza de Araujo, da EE 9 de Julho – Taquaritinga/SP, orientadas pelos professores Rodrigo Sapienza e Patrícia Ferrari, foram finalistas na FeCCEESP – Categoria de Ciências Humanas – Master, com o projeto: “Revelando o racismo – O Relato dos Nossos Jovens”.

Ainda, a EE Josepha Maria de Oliveira Bersano – Ibitinga/SP, contempla o quadro de Unidades Escolares da DER-TAQ e também esteve entre as finalistas da FeCCEESP – Categoria de Ciências da Natureza – Master. Os estudantes Kauã Diogo Martins e Luiz Felipe Delesposti Oliveira, com a orientação da professora Luciana Serafina Lourenço e coorientação das professoras Denise Aparecida Chiconato, Jaqueline Viana e  Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, desenvolveram um aplicativo intitulado “BipCog” que envia lembretes a idosos, de forma com que se lembrem de realizar atividades cotidianas, que estimulam a memória.

O Movimento Inova destacou projetos inovadores das escolas da rede estadual de São Paulo na Mostra de Robótica e Computação Criativa, e a EE 9 de Julho – Taquaritinga/SP, foi umas das selecionadas para apresentar o projeto do estudante Guilherme Felipe dos Santos de Oliveira, denominado Arduíno: Um Passo o Mundo Maker e a Robótica, desenvolvido no componente Eletiva, visando a construção de um braço robótico em um carro hibrido de controle remoto, com a orientação dos docentes Raphael Leandro Soldi e Luciene P. da Cunha Tiesi, obtendo reconhecimento e destaque na área em que concorreram.

Os taquaritinguenses concorreram com alunos de todo o Estado. A segunda edição do evento foi totalmente online e transmitida pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A programação, voltada aos estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, é um desdobramento do programa Inova Educação implementado neste ano, que compreende os novos componentes curriculares: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

EE Josepha Maria de Oliveira Bersano – Taquaritinga/SP
EE 9 de Julho – Taquaritinga/SP
EE 9 de Julho – Taquaritinga/SP
EE Anibal do Prado e Silva – Taquaritinga/SP

Sobre o Movimento Inova:

O Movimento Inova surgiu no contexto do Inova Educação, programa da Secretaria da Educação criado com o propósito de atender todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio, oferecendo atividades educativas mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada aluno, por meio dos componentes Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

A primeira iniciativa inédita na rede estadual ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019 na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). Passaram pelo evento mais de 4 mil pessoas. Educação midiática, scratch, cultura maker e projeto de vida foram alguns dos assuntos tratados.

Sobre a FeCEESP:

A FeCEESP é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura científica, que se constitui por meio de projetos de investigação de Pré-Iniciação e dos Desafios Matemáticos, na Educação Básica.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *