Adolescentes da Fundação CASA de Taquaritinga (SP) estudam biografias de grandes educadores e participam de oficina de artesanato durante férias escolares

Como forma de trazer enriquecimento cultural e estimular a reflexão, os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA de Taquaritinga (SP) estão participando de projetos e oficinas sobre assuntos diversos durante as férias escolares.

O primeiro projeto, chamado “Pensadores da Educação”, incentiva os adolescentes a conhecerem um pouco mais sobre a obra de especialistas em educação como Paulo Freire, Lev Vygotsky, Maria Montessori e Jean Piaget, que propuseram novos métodos de ensino.

A coordenadora pedagógica da Fundação CASA, Daiana Valentim David, explique que o objetivo do projeto é mostrar a contribuição desses pensadores para o contexto educativo no qual eles estão inseridos. “Debatemos com eles um pouco da biografia de cada um e quais mudanças os métodos elaborados buscavam. Também propusemos algumas atividades como controle das emoções, artísticas e aperfeiçoamento da criatividade, de habilidades artísticas e de coordenação motora”, comentou.

Ao final de cada apresentação de biografia, os jovens elaboraram caricaturas com frases sobre cada pensador citado.

Já a segunda atividade foi uma oficina de artesanato no estilo “Faça Você Mesmo”, onde os jovens elaboraram releituras de mandalas “Olho de Deus” (Ojo de Dios), que são características de povos indígenas nativos do México e da Bolívia, respectivamente, os Huichol e os Aymara.

As mandalas foram confeccionadas utilizando varetas de bambu e linhas de lã colorida, seguindo desenhos quase sempre geométricos, como losangos, retângulos e hexágonos com um espaço “vazado” no meio, por isso seu nome.

Após a confecção dos itens, os adolescentes e a equipe do centro organizarão uma exposição com mais de 30 itens produzidos, utilizando diferentes tipos de pontos, dos mais simples aos mais complexos.

A gestão da Fundação CASA de Taquaritinga é compartilhada com a OSC – Comunidade Só Por Hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *