DESTAQUEMais recentesTecnologia

A Computação Quântica: Uma Nova Era na Tecnologia

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Imagine se os computadores pudessem resolver em minutos problemas que hoje levam milhares de anos. Realmente, isso não se parece muito com ficção científica? Mas, pode ter certeza que não é. É uma promessa verdadeira da computação quântica. Essa é uma nova área tecnológica bastante estimulante e ao mesmo tempo intrigante que está saindo dos laboratórios e sendo usada para criar aplicações práticas.

Mas, o que é a computação quântica? Se você pesquisar, você achará que os computadores quânticos se baseiam nas leis da mecânica quântica e que, em vez de utilizar os famosos bits como os computadores tradicionais que trabalham virtualmente com 0 ou 1, os computadores quânticos utilizam qubits. E aí que as coisas se tornam muito mais intrigantes, pois os qubits podem estar em sobreposição quântica. Eles podem ser 0 e 1 ao mesmo tempo. Sim, ao mesmo tempo. Tão enigmático que merece um estudo mais aprofundado para se entender a eletrônica por trás desse funcionamento incomum.

Para se ter uma noção da capacidade deste tipo de computador, imagine que o computador tradicional mais rápido do mundo demoraria 10.000 anos para quebrar certos códigos de criptografia. Agora, pense que um computador quântico poderia quebrar esses mesmos códigos em questão de minutos. Isso é incrível e você está correto em pensar que os programadores deverão criar algoritmos quânticos de criptografia totalmente novos, muito mais robustos.

Outro uso promissor é na área farmacêutica. As simulações de interações químicas que levam meses nos computadores tradicionais, com os computadores quânticos, essas simulações poderiam ser feitas em poucas horas. Isso aceleraria muito a descoberta e teste de novos medicamentos e materiais.

As gigantes de tecnologia como IBM, Google e Microsoft já investem pesado no setor, com protótipos de 50 a 100 qubits funcionando em laboratório. Então, podemos esperar que os computadores totalmente quânticos que superam os supercomputadores atuais estarão disponíveis para o mercado em alguns anos.

É uma nova e empolgante fronteira que promete revolucionar áreas como inteligência artificial, modelagem financeira e climática, entre outras. Muitos poderão dizer que, como toda tecnologia disruptiva, a computação quântica também precisa ser pensada em relação aos aspectos éticos, como quebra de privacidade, por exemplo. Não estão errados. Mas, também não estão errados aqueles que dizem que a computação quântica mudará nosso mundo nos próximos anos de forma ainda difícil de imaginar. Vamos acompanhar esse futuro!

 

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por IA com estas ferramentas:
https://www.zerogpt.com/

https://gptzero.me/

https://smodin.io/ai-content-detector

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *