Vereadores rejeitam vetos do Executivo e aprovam novas medidas em prol da população
Na noite de segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Taquaritinga realizou a 15.ª Sessão Ordinária da 19.ª Legislatura. A reunião foi marcada pela rejeição de três vetos do Poder Executivo a projetos de lei de iniciativa parlamentar, além da aprovação de um novo projeto relacionado à limpeza urbana. Diversos requerimentos e indicações também foram apresentados pelos vereadores.
Vetos rejeitados por unanimidade
Os vereadores rejeitaram, de forma unânime, três vetos totais do Executivo. Um deles barrava a obrigatoriedade da instalação de rampas de acesso em estabelecimentos de saúde, proposta pelo vereador Raimundo do Rancho. Outro veto, que também foi derrubado, dizia respeito ao projeto do vereador Gabriel Belarmino, que institui o programa “Toque de Inclusão”, visando substituir sinais sonoros por sinais musicais nas escolas, para beneficiar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O terceiro veto rejeitado tratava da obrigatoriedade de divulgação, pela Prefeitura, do estoque de medicamentos disponíveis na rede pública, iniciativa do vereador Claudinei Batista dos Santos.
Multa para descarte irregular de lixo
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n.º 6.309/2025, de autoria do vereador Beto Girotto, que atualiza a legislação municipal sobre o descarte de lixo. A proposta prevê punições para quem for flagrado jogando lixo em vias públicas, fora dos locais adequados.
Indicações dos vereadores
Entre as indicações apresentadas, destaque para o pedido de instalação de bolsões públicos de descarte de resíduos em diversos bairros, feito por Gabriel Belarmino. O vereador Dr. Armando Peria solicitou redutores de velocidade em duas importantes avenidas da cidade, enquanto a vereadora Meire Mazzini pediu a reforma completa do clube do Distrito de Jurupema. Livia Zuppani sugeriu mais campanhas de doação de sangue.
Outras sugestões incluíram melhorias na drenagem da Rua João Nabuco, feitas por Claudinei Baixinho do Posto, e a ampliação de ações para a limpeza urbana e manutenção de vias públicas.
Requerimentos abordam saúde financeira e serviços municipais
Vários requerimentos foram protocolados pelos vereadores com foco em temas como transparência administrativa, saúde pública, obras e gestão de serviços.
A vereadora Maria Azevedo solicitou informações sobre a frota de veículos da Prefeitura e do Saaet, além de dados sobre uma empresa contratada para emissão de laudos periciais. Professora Mirian Ponzio pediu a lista de todos os conselhos municipais e seus membros.
Os vereadores Gabriel Belarmino, Meire Mazzini e Véio Modesto demonstraram preocupação com a contratação emergencial de uma empresa para prestação de serviços gerais e solicitaram uma série de documentos detalhados sobre o processo. Já Véio Modesto pediu esclarecimentos sobre os recursos arrecadados com os jogos universitários realizados na cidade.
Outros temas abordados foram a situação das obras no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a condição financeira do Ipremt e a execução de obras de recapeamento asfáltico.
Moção de Aplauso
A Câmara também aprovou uma Moção de Aplauso às EMEBs Modesto Bohrer, Josephina M. Pinsetta, Ricieri Micalli, Domingues da Silva e Edina Bergamasco Scrivanti, pelo destaque no Prêmio Excelência Educacional, conquistado por atingirem a meta do Saresp. O prêmio leva em consideração o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do exame estadual.
Foto: Acontece Taquaritinga




