Vândalos depredam imóveis e veículo após encerramento de evento em Taquaritinga (SP)
O encerramento do ‘Projeto Vocês Verão – 2020’, realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal na tarde de sábado (8) foi marcado por tumulto e transtornos para moradores da cidade. Além disso, um policial ficou ferido durante o ‘confronto’ entre PM e alguns participantes.
O evento teve início ás 14h, no Ginásio de Esportes ‘Manoel dos Santos’, com apresentações de atletas de judô e de karatê (do município e também da região – Araraquara e Matão), além de trinca de basquete e futvôlei masculino. Após ás 17h, o público pode prestigiar a ‘Jardineira da Tarde’ com a Banda Matrix, que se apresentou no local para encerrar a edição deste ano.
A festa terminou ás 20h30; entretanto, carros com som alto e foliões desequilibrados permaneceram no local promovendo desordem. Já no início da noite, entre 21h30 e 22h. a PM foi acionada por moradores que relataram a confusão na saída do poliesportivo. Ao se aproximarem do tumulto, as autoridades foram atingidas por pedras e garrafas de vidro; dois disparos de balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio foram direcionadas na multidão. Durante a ação, um policial foi atingido por uma pedrada em seu joelho, necessitando de atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
Os vândalos deixaram rastros de bagunça durante todo o trajeto que percorreram ao saírem do Ginásio e seguirem pela Avenida João Perissinoti. Sujeiras foram deixadas em algumas residências, portões foram danificados e até janelas de um supermercado que está em construção foram destruídas. Um carro Hyundai/HB20, que estava estacionado na Rua Major Calderazzo (a 500 metros do Ginásio de Esportes) teve sua lateral amassada pelos indivíduos.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou uma nota em sua página oficial no Facebook na madrugada de domingo (9) relatando que ” lamenta os tumultos que aconteceram em algumas ruas da cidade, envolvendo um grupo de arruaceiros, contidos pela Polícia Militar. A prefeitura esclarece que, dentro do estabelecimento em que foi realizado o evento, ligado ao Vocês Verão 2020, não houve nenhuma intercorrência, tendo transcorrido em total tranquilidade, uma vez que a prefeitura tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos presentes. Os fatos que aconteceram fora do local foram estritamente relacionados à falta de civilidade desse grupo, sendo que a Polícia Militar, responsável pela segurança pública, interveio imediatamente para restabelecer a ordem”.
O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia e, até o momento, ninguém foi detido. A Polícia Civil já trabalha para identificar os autores dos delitos e imagens de câmeras de segurança devem auxiliar nas investigações.