Taquaritinga realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde no dia 18 de julho
No próximo dia 18 de julho, uma sexta-feira, Taquaritinga sediará a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá às 8h, na Etec “Dr. Adail Nunes da Silva”, localizada na Rua Francisco Valzachi, 51, na Vila Rosa.
Com o tema “O papel democrático do SUS na sociedade”, a conferência contará com palestra de Edivaldo Trindade, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP).
O encontro será organizado em três eixos principais de discussão:
- Inclusão da população segregada no SUS: Apesar do princípio de universalidade, na prática, populações como negras, quilombolas, indígenas e LGBTQIA+ ainda enfrentam barreiras de acesso e preconceitos que dificultam o cuidado integral.
- Atenção Primária como base da Rede de Atenção à Saúde: A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada do SUS e pilar essencial para a organização e o fortalecimento da rede.
- Organização do financiamento da Saúde: O histórico subfinanciamento do sistema e a má gestão comprometem o acesso e a qualidade do atendimento. Por isso, é essencial aprimorar os mecanismos de financiamento, priorizando boas práticas de gestão e garantindo transparência nos gastos públicos.
As conferências de saúde são espaços democráticos fundamentais para a construção da política pública de saúde, reunindo representantes de usuários do SUS, entidades, prestadores de serviços e trabalhadores da área para debater a situação de saúde da população, levantar problemas e propor soluções.




