DESTAQUEMais recentesSaúde

Secretaria de Saúde esclarece que não há surto de Meningite na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica (VE), vem a público esclarecer que nossa cidade não está enfrentando um surto de Meningite, como tem sido veiculado nas redes sociais. Neste momento, estamos realizando o acompanhamento de um caso isolado, identificado no último domingo, 16 de junho de 2024, quando a Vigilância Epidemiológica foi notificada pela Santa Casa sobre um caso suspeito de meningite em uma criança de 7 anos. A criança já havia sido transferida para o Hospital de Matão e, desde então, o setor mantém contato diário com o Hospital de Matão para obter atualizações sobre o estado de saúde da criança.

Na segunda-feira, 17 de junho de 2024, foi confirmado que se trata de uma meningite bacteriana, porém, o tipo específico de bactéria ainda não foi identificado. Por precaução, foram implementadas medidas de bloqueio junto aos contatos domiciliares, alguns profissionais da escola e alunos da mesma sala de aula. No dia 18 de junho de 2024, a equipe de saúde realizou quimioprofilaxia com dose única de antibiótico em todos os alunos contactantes na presença de seus respectivos responsáveis e profissionais.

A equipe também verificou, por meio das fichas de registro escolar e das cópias das carteiras de vacinação, que todas as crianças da referida sala de aula estão com a vacinação contra Meningite C em dia. Diante disso, não há necessidade de suspensão das aulas ou fechamento da escola. A orientação é para que os responsáveis observem as demais crianças e, caso apareçam sintomas, procurem atendimento médico para avaliação, investigação ou descarte de uma possível suspeita de meningite, comunicando imediatamente ao serviço de Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina contra Meningite C está disponível na rotina do Calendário Nacional de Vacinação da Criança, sendo administrada aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aos 12 meses.

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *