DESTAQUEMais recentesSaúde

Saúde participa de encontro sobre prevenção do câncer de colo uterino em Barretos

Na última sexta-feira (2), a Secretaria de Saúde de Taquaritinga esteve presente em Barretos um encontro promovido pelo Hospital do Amor, que abordou o programa de prevenção do câncer de colo uterino, realizado na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos. Do município estiveram presentes a Secretária de Saúde, Eleonora Pagliuso, a Coordenadora da Atenção Básica, Helen do Valle, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A parceria do Hospital do Amor com a Saúde de Taquaritinga depende da meta de exames de papanicolau realizados. O programa consiste na realização de exames de papanicolau nas mulheres entre 25 e 64 anos, que são a faixa etária prioritária para a detecção precoce da doença. No entanto, mulheres de outras idades também podem fazer o exame.

O encontro foi conduzido pelo coordenador Marcelo P. Almeida e pelas enfermeiras responsáveis pelo programa dos municípios de Igarapava/SP, Indiaporã/SP, Guará/SP, Andradina/SP, Descalvado/SP, Campina Verde/MG, Ilha Solteira/SP, Ituverava/SP e Pereira Barreto/SP.

 

A programação do encontro incluiu:

A história do Hospital do Amor, desde a sua fundação até os dias atuais.

Os mapas das regiões dos municípios parceiros, mostrando os anos de parceria com a Fundação PIO XII, mantenedora do hospital.

A história da prevenção e os processos e fluxos do programa de rastreamento do câncer de colo uterino.

O trabalho e a importância do agente comunitário de saúde do município na divulgação e orientação do programa.

Os desafios e a importância da enfermagem na coleta e no acompanhamento dos exames.

As prioridades de convocação das mulheres de acordo com os resultados dos laudos.

A importância das mensurações mensais das metas e das estratégias utilizadas.

As apresentações das estratégias inovadoras pelos municípios parceiros.

O encontro foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e de fortalecimento da rede de prevenção do câncer de colo uterino, que visa reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *