Saúde Mental: Saiba como ter acesso ao tratamento disponível no SUS em Taquaritinga (SP)

Desde a década de 90 com a Reforma Psiquiátrica, foram instituídos no Sistema Único de Saúde (SUS) do país programas de atendimento em saúde mental que compartilham dos mesmos princípios básicos do SUS: a Universalidade, Equidade e Integralidade, que visam atender os pacientes que buscam por tratamento da forma voluntária ou involuntariamente.

Em Taquaritinga (SP), os serviços de saúde mental estão organizados em consonância com as diretrizes da rede de Atenção Psicossocial – RAPS sendo os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS II adulto e CAPS i, os serviços ordenadores dessa rede.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Angela Maria Milhossi Martins e com a Coordenadora da Saúde Mental do município, Eleonora Maria Pagliuso Gerbasi a demanda assistida e a procura pelos atendimentos em saúde mental é muito grande.

 A rede de Saúde mental conta com 02 médicos psiquiatras, 01 neurologista, 02 Assistentes Sociais, 02 Enfermeiros, 03 Fonoaudiólogas, 02 Pedagogas, 12 Psicólogas, 03 Terapeutas Ocupacionais e 02 técnicos em Enfermagem, que compõe a chamada “equipe interdisciplinar”. Caso o paciente necessite de medicação específica para os transtornos mentais ele também consegue obtê-los de forma gratuita.

Os principais motivos de encaminhamento e da procura por profissionais da Saúde Mental em Taquaritinga (SP) são de pessoas que buscam, voluntariamente, tratamentos para transtornos evolutivos, emocionais e comportamentais da criança e do adolescente, conflitos existenciais, Depressão, Transtornos Psiquiátricos graves como a Esquizofrenia e Transtornos decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

Além disso, Taquaritinga (SP) conta como pontos de atenção da RAPS as Unidades Básicas de Saúde, com profissional da área de psicologia para atenção à saúde mental da coletividade e o SAMU e UPA 24h para as emergências psiquiátricas, onde o atendimento é direcionado para pessoas que estejam em crise ou surto causado por algum transtorno mental, ou até por o uso abusivo de substâncias químicas.

A internação de pacientes é o último recurso utilizado pelos profissionais da Saúde Mental. Quando necessário, o município tem como referência leitos psiquiátricos no Hospital Carlos Fernando Malzoni, na cidade de Matão (SP), para onde o paciente é encaminhado.

Como ter acesso aos serviços da Saúde Mental em Taquaritinga (SP):

Os CAPS são as referências para os atendimentos, onde o primeiro acolhimento é feito quase que de imediato e, em poucos dias, é traçada a conduta do tratamento que a pessoa precisa, com a devida atenção, respeito e sigilo. Também não é necessário apresentar o encaminhamento de outro profissional para poder ser atendido.

O CAPS II está localizado a Av. Capitão José Camargo de Lima nº353, Jardim São Sebastião, (16) 3253-6033 e o CAPSi fica na Rua Antonio Carletto n°253, Vila Rosa, (16) 32525095.

Shadow
Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *