Santa Casa de Taquaritinga (SP) conquista credenciamento do SUS para UTI Neonatal “Paulo Henrique e Ana Paula Piacente”

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo homologou, em reunião realizada no último dia 22 de Agosto, o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) da UTI Neonatal “Paulo e Ana Paula Piacente” da Santa Casa de Taquaritinga (SP). A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de Agosto.

Desde a sua inauguração, em 13 de Agosto de 2018, os procedimentos realizados na UTI Neonatal para os recém-nascidos que não possuíam plano de saúde eram custeados com recursos da Santa Casa sem o reembolso do SUS. Agora, a conquista credencia 4 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, 4 leitos leitos para cuidados intermediários neonatais convencionais – UCINCO e 1 leito da unidade de cuidado intermediário neonatal “Canguru” – UCINCA.  

A UTI Neonatal conta com 10 leitos e está instalada em área totalmente reformada pela Santa Casa; na época, foi aparelhada com recursos financeiros de emenda parlamentar do Deputado Baleia Rossi.

O processo segue ao Ministério da Saúde para homologação final e integração de valores ao teto financeiro de média e alta complexidade (MAC) correspondentes aos serviços credenciados. 

A diretoria da Santa Casa acompanha o processo há um ano e vem buscando o credenciamento de outros serviços, como a hemodiálise. Além disso, a área física para implantação de serviços de oncologia/quimioterapia também está em reforma. A equipe trabalha para conquistar apoio junto aos governos Federal, Estadual e Municipal para que esses investimentos se tornem realidade para a população da cidade e de toda a região.

Vale ressaltar que todos os melhoramentos citados recebem o apoio do Conselheiro do Tribunal de Contas, Dr. Dimas Ramalho, que não mediu esforços para que o credenciamento da UTI Neonatal se tornasse realidade.

Em constante melhoria: Recentemente, a Santa Casa de Taquaritinga, representada pelo presidente da Diretoria Executiva Dr. Sidnei Sudano e do administrador Wilson José Davóglio, se fez presente no lançamento da linha de crédito aos hospitais filantrópicos através do BNDES. A cerimônia de lançamento foi realizada no Planalto do Governo e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e seu vice, o General Hamilton Mourão, além dos ministros da Economia e da Casa Civil. 

Na oportunidade, os diretores conversaram com o vice-presidente sobre os projetos do hospital taquaritinguense, enfatizando que o mesmo vem de encontro com os programas do governo que visam implantar melhorias nos atendimentos à saúde da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *