Saiba sobre o Dia Nacional e Municipal do Karatê e a hierarquia das organizações responsáveis pela modalidade

O dia 11 de setembro é uma data especial para todos os caratecas do Brasil. Nessa data comemora-se o Dia Nacional do Karatê. Sabendo de como o esporte é forte em Taquaritinga (SP), o ImparcialOnline irá explicar um pouco sobre o Dia Nacional, o Dia Municipal do Karatê em Taquaritinga e mostrar as ligações entre as organizações responsáveis pela modalidade.

 

A resolução é de 1 de fevereiro de 2002 da CBK (Confederação Brasileira de Karatê), que foi celebrado pela própria Confederação e por todas as Federações Estaduais filiadas a esta Confederação, que marcou a data da “emancipação do Karatê” no Brasil (até então sujeito a Confederação Brasileira de Pugilismo), tendo conquistado instituição própria a partir da fundação da CBK em 11 de setembro de 1987.

 

EM TAQUARITINGA

 

Em Taquaritinga, foi aprovado na Câmara Municipal o “Dia Municipal do Karatê – Edson Katsuji Kawahara” (In Memoriam), que é comemorado no dia 21 de agosto, com o intuito de divulgar essa arte marcial milenar.

 

O município tem se mostrado muito forte nas competições desta arte marcial. Também conta com o técnico da Federação Paulista de Karatê (FPK), professor Paulo Fonseca, que é também o coordenador do Projeto São Paulo Olímpico Kid’s e Teens.

 

Entre os vários atletas taquaritinguenses que se destacam pelo Brasil afora, temos a jovem Stephani Ordine (foto). Ela, que é atualmente atleta da Uke Sports de Taquaritinga e da FPK, é a atual campeão Paulista e vice-campeã no Campeonato Brasileiro etapa classificatória. Agora, a carateca se prepara para disputar a final do Campeonato Brasileiro, que ocorre em Contagem (MG), em outubro.

 

LIGAÇÕES ENTRE AS ORGANIZAÇÕES 

 

O karatê, assim como outros esportes, segue uma hierarquia entre os Comitês, Confederações e Federações. Por exemplo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é ligado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Mundial de Caratê (WKF). A WKF também é ligada ao COI. E a Federação Paulista de Karatê (FPK) é ligada ao COB. Essa hierarquia é de fundamental importância para os atletas que sonham disputar as Olimpíadas de Tóquio (Japão), em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *