Santa-casa banner
Shadow

Profissionais da área da saúde de Taquaritinga estiveram em Barretos na última sexta-feira (6) para participar do Encontro de Gestores Municipais, evento que reuniu representantes de diversas cidades para discutir caminhos e estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde.

A delegação taquaritinguense contou com a presença de agentes comunitários de saúde, além do secretário municipal de Saúde, Denis Machado. Também participaram a coordenadora da Atenção Básica, Helen Vale, a coordenadora do programa municipal de prevenção ao câncer do colo do útero, Danielle Sigoli Soares, e profissionais da rede básica, entre eles o médico Tiago Dellapina.

Durante o encontro, três temas centrais estiveram em pauta. Um deles abordou a análise dos indicadores anuais da saúde e como esses dados podem auxiliar no planejamento de ações mais eficientes para a população.

Outro destaque foi a discussão sobre o rastreamento organizado do câncer do colo do útero. A enfermeira convidada Márcia Raquel Venturini Baggio apresentou uma palestra sobre o uso de sistemas informatizados para acompanhar e registrar informações das pacientes. Segundo ela, a utilização dessas ferramentas ajuda a estruturar bancos de dados mais completos e a acompanhar os casos ao longo de um ciclo de monitoramento de até cinco anos.

Também foram discutidas atualizações propostas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) relacionadas ao exame de DNA-HPV e às estratégias de acompanhamento das pacientes, incluindo critérios e periodicidade para a realização de exames citopatológicos.

A participação no encontro permitiu a troca de experiências entre os municípios e pode contribuir para aprimorar as ações de prevenção, acompanhamento e cuidado na rede pública de saúde de Taquaritinga.

Rally Auto Posto