Prefeitura de Taquaritinga faz balanço parcial da vacinação contra a gripe

A Secretaria da Saúde de Taquaritinga, por meio da Vigilância Epidemiológica, apresentou um balanço, parcial, das coberturas das vacinas contra a gripe, dos grupos prioritários, em 2018.
Foram vacinadas, até o dia 24/5, cerca de 10.650 pessoas. O maior número está no grupo das puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), com índice de cerca de 80% de vacinadas. Trabalhadores da Saúde (73%), professores (73%) e idosos (68,84%) também são considerados satisfatórios. As coberturas estão abaixo do esperado entre as crianças entre 6 meses e 5 anos (39,02%) e gestantes (47,61%). “Estamos trabalhando para aumentarmos essa cobertura e iremos imunizar a maior parte da população”, disse Ana Moi, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria informa que há alguns “mitos” que prejudicam a ampliação da campanha, como a possibilidade de a vacina provocar a doença. “Isso é impossível de acontece, pois a vacina contra a gripe é feita com o vírus morto, sendo 100% segura e eficaz”, ensina Ângela Milhossi Martins, secretária Municipal da Saúde.
A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção, como lavar e higienizar as mãos com frequência, não compartilhar talher, copo e garrafa, ter boa alimentação e beber bastante líquido, evitar contato com pessoas que com sintomas da gripe, manter a casa arejada etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *