Os prejuízos do Futebol Americano em Taquaritinga

No início de 2017, a Secretaria de Esportes de Taquaritinga trouxe para o município a equipe de futebol americano ‘Defenders’. No entanto, atualmente não existem atividades da equipe no campo de futebol americano de Taquaritinga.

 

Entretanto, temos que lembrar que com a chegada do time e para oferecer um campo para os atletas do football, como o esporte é conhecido nos Estados Unidos, o secretário de Esportes de Taquaritinga, “Betto” Girotto, mudou o local da área de arremesso de peso e de lançamento de dardo da praça de atletismo do Poliesportivo ‘Dori Parise’.

 

O secretário, que até está realizando um considerável trabalho no esporte reformando algumas praças esportivas da cidade, alega que o football não trouxe prejuízos ao município. Um argumento de quem não entende de esportes ou tem dificuldades em admitir erros.

 

Mas com qual verba (dinheiro) foi feita as traves do campo de futebol americano? Até que me prove o contrário e com documentos, foi com dinheiro público. Porém, esse não é o maior prejuízo que a lamentável vinda do ‘Defenders’ deixou para a cidade.

 

Em um treinamento de atletismo ou competição, as provas ocorrem simultaneamente na praça esportiva. Por exemplo, enquanto é realizada a corrida de 100 metros rasos, pode acontecer o salto em altura, o arremesso de peso, lançamento disco e dardo, tudo ao mesmo tempo. Mas no poliesportivo de Taquaritinga isso não é mais possível, já que a nova área de lançamento de dardo – que por sinal ficou uma porcaria – , foi colocada entre o local de lançamento de disco e salto em altura.

 

Em suma, é impossível ocorrer às três provas (lançamento de disco, de dardo, e salto em altura) de forma simultânea, estendendo, assim, o tempo de competição e gerando um desgaste físico dos atletas e árbitros do certame.

 

Também temos que atentar que o atletismo é um esporte completo para a formação motora das crianças. É o principal esporte praticado nas escolas. E vários professores de Educação Física levam seus alunos na pista de atletismo do Poliesportivo ‘Dori Parise’ para os treinamentos.

 

Vale lembrar que as referidas áreas (de arremesso de peso, lançamento de dardo) foram construídas no início da década de 1990 para os Jogos Regionais. Portanto, se continuar no local que está atualmente, nosso Poliesportivo não estará mais adequado para receber, eventualmente, uma das competições mais importantes do Estado de São Paulo, que são os Jogos Regionais.

 

Já que não tem mais as atividades do ‘Defenders’ (equipe de futebol americano), sugiro que volte as duas áreas (de peso e dardo) para o local de origem e coloque novamente no centro da pista de atletismo, dois gols para as crianças e jovens praticarem o futebol que realmente atrai o público – aquele que, tirando os goleiros, se joga com os pés e a bola é redonda.

 

Dessa forma, com a Arena de Futevôlei construída na atual gestão municipal, nosso poliesportivo ficará um dos melhores da região.

 

Por Valdir Montanaro.

4 thoughts on “Os prejuízos do Futebol Americano em Taquaritinga

  • 11 de setembro de 2018 em 05:16
    Permalink

    PARABÉNS Valdir Montanaro pela reportagem!!!

    Resposta
    • 11 de setembro de 2018 em 08:36
      Permalink

      Obrigado, Alexandre. Abraço.

      Resposta
  • 13 de setembro de 2018 em 14:27
    Permalink

    Boa tarde Valdir, quero informar também o descaso com o nosso atletismo que não ocorre competições há anos, sendo assim desmotivando esse esporte em nosso município que sempre foi de grande respeito e de muitas medalhas e troféus, temos que voltar a incentivar esses esporte, e dar melhores condições ao nosso professor TANA que tem bons atletas em seu comando.
    Uma sugestão seria inscrever os poucos atletas que temos em campeonatos a nível nacional, e com o incentivo financeiro partindo de orçamento municipal.

    Resposta
    • 13 de setembro de 2018 em 15:04
      Permalink

      Com certeza, Vicente. O professor Tana, hoje, é um dos mais envolvidos com o atletismo e com muita competência. E a modalidade tem que ter melhores condições em nosso município. Obrigado, grande abraço.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *