Made in Taquaritinga – Polo de IA e Inovação Regional
Por Marcus Rogério de Oliveira*
Em nossa coluna, temos semanalmente observado o horizonte tecnológico e refletido sobre o futuro. Em boa parte dos artigos, falamos sobre a Inteligência Artificial. Debatemos sobre a corrida global, do duelo entre gigantes e da urgência de não sermos simples espectadores. Em cada artigo, batemos na mesma tecla: nossa cidade precisa ser protagonista, palco de inovação, polo de atração de mentes brilhantes e celeiro de soluções tecnológicas. Temos nossa faculdade de tecnologia, grandes talentos e um arranjo produtivo regional forte que necessita de inovação e desenvolvimentos tecnológicos. E essa semana, um acontecimento talvez discreto, apareceu em nosso radar e nos chamou a atenção, pois demonstra exatamente o nosso ponto de vista e opinião: uma grande cooperativa financeira do Brasil, gigante em seu setor, localizada aqui em nossa região, anunciou que está incorporando o modelo de IA generativa DeepSeek em suas plataformas para impulsionar sua automação e análise de dados.
E por que isso nos interessa? Porque essa escolha – ousada, inteligente, prática – de uma grande empresa regional mostra que temos um arranjo produtivo forte e diversificado, que necessita de inovação. Nossos setores – da agricultura à indústria, do comércio aos serviços – precisam de ferramentas que otimizem processos, abram novos mercados, elevem a competitividade. E a Inteligência Artificial é a ferramenta que acreditamos ser o motor dessa transformação.
Felizmente, a transformação tecnológica em nossa região já está se iniciando e se tornando realidade. A prefeitura de Taquaritinga, a FATEC e o SEBRAE uniram forças para criar um Centro de Inovação Tecnológica tendo a Inteligência Artificial como principal tecnologia. Já temos vários projetos em andamento que irão compor o portfólio do nosso centro de inovação:
- Modelos generativos de IA para a agricultura familiar para o pequeno produtor otimizar sua produção.
 - IA generativa especializada em PCD projetada para a inclusão e apoio.
 - Deep learning para a indústria, para fábricas inteligentes, eficientes e competitivas.
 - Gêmeos digitais para indústria e agricultura, para prever cenários e otimizar processos buscando a excelência e a sustentabilidade.
 - Plataforma de sensores de nutrientes de solo com IA, para diagnóstico e sugestões de manejo e correção.
 - Plataforma de IA para educação personalizada, com objetivo de se adaptar às necessidades de cada estudante.
 
Claro, construir um polo tecnológico não é tarefa fácil. Requer investimento, visão de longo prazo, um ambiente regulatório favorável, e, acima de tudo, uma cultura de inovação que contagie a todos. Iremos atrair investidores que acreditam no nosso potencial, vamos formar ainda mais talentos em IA, desburocratizar, incentivar o empreendedorismo tecnológico.
Estamos fazendo, com inspiração, ousadia e persistência, o futuro tecnológico que vislumbramos para nossa região. Iremos fortalecer nosso ecossistema de inovação, e mostrar que a inovação também pode – e deve – ser “made in Taquaritinga”!
*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.
(Imagem gerada por IA)




