DESTAQUEMais recentesTecnologia

Inteligência Artificial e Robótica e as novidades da semana

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Nossa série sobre tecnologia segue destacando lançamentos que impactam nossas vidas, e já neste início de junho de 2025 temos uma grande movimentação de alguns players tradicionais do mercado e até novos que estão emplacando suas tecnologias em busca do mercado bilionário da IA e da Robótica.

Empresas como Google DeepMind, Anthropic, Sakana AI e Figure anunciaram lançamentos importantes no mundo da inteligência artificial (IA) e robótica. Vamos entender essas tecnologias e como elas podem influenciar nosso cotidiano em Taquaritinga e mais, como podemos explorar as oportunidades que elas trazem.

A Google DeepMind apresentou o Gemma, um modelo de IA projetado para aplicações médicas. Com versões multimodais e novas capacidades em texto e imagens, o Gemma tem potencial para revolucionar diagnósticos e tratamentos médicos, auxiliando profissionais da saúde com precisão. Imagine o impacto e a importância disso para nossa secretaria da saúde!

Ainda da Google, o SignGemma foi criado para apoiar pessoas com deficiência auditiva, traduzindo automaticamente a linguagem de sinais em fala. Está previsto para chegar ainda este ano. Uma conquista bastante importante que trará mais inclusão e acessibilidade.

A Anthropic também lançou o modo de voz para seu assistente, o Claude Sonnet 4. Agora, usando comandos por voz, nós podemos interagir com a IA deles em diversas situações do dia a dia, como dirigir ou cozinhar, facilitando nossa rotina com essa tecnologia bastante natural e intuitiva.

Na robótica, a Figure apresentou seu robô humanoide F.03 dando seus primeiros passos, literalmente! Esse robô pode ser visto, mesmo comparando com os grandes lançamentos anteriores, como um imenso salto no desenvolvimento de equipamentos capazes de auxiliar em tarefas complexas, desde serviços domésticos até aplicações industriais, áreas que estamos de olho e analisando para empregarmos em nossa região e disputar mercados com soluções bastante particular às nossas necessidades.

Outro avanço que vale destaque veio do Japão, com a Sakana AI lançando o Darwin Gödel Machine, um sistema de IA capaz de modificar seu próprio código para melhorar continuamente. Isso nos faz imediatamente pensar em máquinas aprendendo e evoluindo por conta própria. Com certeza essa é uma realidade que tem potencial para impulsionar a inovação em diversas áreas de nossa cadeia produtiva local.

Outras iniciativas, como o robô open-source HopeJr, que custa cerca de R$ 15 mil e o sistema MicroFactory que são braços robóticos acessíveis para pequenos negócios. São ferramentas excelentes para empreendedores e empresas de Taquaritinga testarem e criarem soluções inovadoras para o campo e para a indústria e desta forma, impulsionar nossa economia local.

Esses lançamentos nos mostram que IA e robótica estão transformando nossas vidas, da saúde ao comércio, da indústria à agricultura e também, é claro, dentro de casa, no dia a dia em nossos lares.

Como sempre dizemos, cabe a nós analisar essas oportunidades e tomarmos ação, incentivando nossos talentos locais e preparando Taquaritinga para protagonizar esse novo cenário tecnológico. Taquaritinga será um grande polo de tecnologia de grande relevância. Estamos trabalhando para isso.

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

 

(Imagem gerada por IA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *