DESTAQUEMais recentesNotícias da Região

Fernando Prestes lidera ranking regional de desenvolvimento entre municípios com menos de 20 mil habitantes

O município de Fernando Prestes alcançou um importante reconhecimento no cenário regional e estadual ao se destacar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em 8 de maio de 2025. Com nota 0,80, a cidade ficou em 1º lugar entre os municípios com menos de 20 mil habitantes em um raio de 50 km, evidenciando seu bom desempenho nas áreas de Emprego & Renda, Educação e Saúde.

Mesmo ao considerar todos os municípios da microrregião, independentemente do porte populacional, Fernando Prestes aparece em uma posição de destaque, ocupando o 3º lugar, atrás apenas de Bebedouro (0,86), Catanduva (0,85) e Monte Alto (0,82).

Além da liderança regional entre os pequenos municípios, Fernando Prestes também obteve resultados expressivos nos rankings mais amplos: ficou na 116ª posição entre os 645 municípios paulistas e em 243º lugar no cenário nacional, que contempla 5.570 cidades.

O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados oficiais atualizados anualmente. A edição mais recente considera os dados de 2023 e revela que 47,3% dos municípios brasileiros apresentaram nível de desenvolvimento baixo ou crítico, apontando desigualdades significativas entre as regiões. Enquanto Águas de São Pedro (SP) lidera o ranking nacional com nota 0,89, o pior desempenho foi registrado por Ipixuna (AM), com apenas 0,14.

Na região de Fernando Prestes, o município superou cidades vizinhas como Vista Alegre do Alto (0,76), Cândido Rodrigues (0,76), Pirangi (0,74), Pindorama (0,72), Cajobi (0,71) e Palmares Paulista (0,65). Até mesmo grandes centros regionais como Araraquara (0,84), Ribeirão Preto (0,84) e São José do Rio Preto (0,87) reforçam, com seus bons índices, a posição estratégica e promissora da região no contexto estadual.

Os resultados do IFDM são amplamente utilizados por gestores públicos como ferramenta para planejamento e formulação de políticas públicas, especialmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Portal A Trombeta – Foto: Vagner Morceli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *