Esporte de Primeira por José Roberto Gaion
Palmeiras e o Mundial
O Palmeiras deve utilizar o Mundial de Clubes para internacionalizar a marca. E muita gente tem perguntado. Como isso é possível? O Verdão vai enfrentar três equipes de continentes diferentes: América do Norte, África e Europa. Mas não é apenas aparecer na TV e seguir sozinho. O clube dependerá das demais equipes no Brasil, em uma forma de divulgação do campeonato nacional. A Puma, por exemplo, patrocinador de material esportivo, pode ajudar o clube na comercialização de camisas no mundo todo e de produtos licenciados. Ações de marketing que serão realizadas nas redes sociais e o jogo contra o time de Messi, tudo isso faz com que a marca Palmeiras apareça. Estevão, por exemplo, já vendido ao futebol inglês, pode fazer toda a diferença para praças na Inglaterra. Enfim, são várias as ações que deverão ser feitas. Dentro de campo, o objetivo esportivo é chegar às oitavas de final. Fora dele, pode representar parcerias milionárias.
O Palmeiras, pela participação, recebeu 85 milhões de reais. O valor não está no orçamento de 2025. Se vencer os três jogos da primeira fase, o clube embolsa mais 35 milhões de reais ou 12 milhões por vitória. Lembrando novamente que esses valores não estão no orçamento desta temporada, no qual o Verdão tem previsão novamente de chegar à casa do bilhão em receitas.
Maike
O lateral direito Maike, um dos jogadores com mais títulos na história do Palmeiras, tem propostas do São Paulo, como já falamos essa semana. Entretanto, Alexandre Mattos entrou na parada e tentará levar o lateral para a Vila Belmiro. O Grêmio também tem interesse no atleta. Todavia, uma renovação também com o Palmeiras não está descartada.
Soteldo no Fluminense
O meia Soteldo foi vendido ao Fluminense. O jogador nem voltará a Santos, ele deve se apresentar nos EUA, onde o Flu inicia a preparação para o Mundial de Clubes. O jogador custará 30 milhões de reais aos cofres da equipe carioca. Pelo Peixe, Soteldo voltou após uma passagem pelo Grêmio, mas caiu mal sua saída para o clube gaúcho, quando o Peixe estava na Série B.
Dineno no São Paulo
É uma novidade importante para o elenco na dura sequência de 2025. O argentino vem por empréstimo até o final do ano. A diretoria buscava essa peça após a lesão de Calleri. Carlos Vinícius foi procurado, Carlão da Ferroviária também esteve na pauta, mas a escolha foi pelo argentino que rescindiu seu contrato com o Cruzeiro.
Mercado do Corinthians
De olho em algumas contratações, Igor Vinícius é o mais próximo de ser anunciado, entretanto, o diretor de futebol, Fabinho Soldado, já avisou das dificuldades financeiras, com isso, a base deve ganhar mais espaço com o treinador. Lembrando que nessa reformulação, dois atletas já deixaram o elenco: o volante Alex Santana foi emprestado ao Grêmio e Geovane teve sua liberação antecipada.
Seleção Brasileira
Após se classificar para o Mundial, a CBF e a comissão técnica estudam agora os amistosos que serão realizados à véspera da Copa. Poucas pessoas estão atentas, mas estamos a um ano do principal torneio de seleções.
Até lá, o Brasil tem compromisso em setembro contra o Chile em casa e a Bolívia fora. Outubro, a expectativa é que a Data Fifa reserve amistoso contra Japão ou Coreia do Sul. Em novembro, um africano deve ser o adversário. Depois, restarão mais quatro datas para a disputa de dois amistosos e a expectativa é que sejam europeus.
A CBF também já está procurando casa nos EUA, para ser a base do país na Copa.
Foto: Vitor Palhares/Lance!




