DESTAQUEMais recentes

Espetáculo Pipo e Fifi aborda prevenção ao abuso infantil com teatro de bonecos e poesia em Taquaritinga

Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin. Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA colocou o pé na estrada pelo País afora com o projeto Pipo e Fifi- Pronac 231661, com patrocínio da EcoRodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. As apresentações acontecem dias 13 e 14 de novembro para escolas de Taquaritinga.

“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin. O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construindo através da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma sensibilidade com que o tema é abordado no livro Pipo e Fifi. Para criar essa conexão com as crianças e chegar até elas com um tema tão delicado e importante, foi convidada para desenvolver essa peça a Cia Truks, reconhecida ao longo dos anos por seu especial cuidado com o universo das crianças, com o desenvolvimento de uma dramaturgia rica e por seu extremo profissionalismo.

 

Sobre a Cia Truks

A Cia Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

 

Confira a programação das apresentações gratuitas em Taquaritinga:

Dia 13 de novembro, às 10h e 14h, na Quadra da Praça da Juventude “Osvaldo Piva” (Rua José Francisco de Assis, entre as ruas Nadyr de Paula Eduardo e Alberto Custódio Jorge, Residencial Dr. Adail Nunes da Silva). Escolas atendidas: EMEB Profª Célia Dib Renzo, EMEB Mineo Rossi, EMEB Maricota Ramalho.

Dia 14 de novembro, às 10h e 14h, na EMEB Profª Lydia Miziara (Rua Luis Micheloni, 70, Jardim Paraíso). Escolas atendidas: EMEB Profª Lydia Miziara, EMEB Profª Edina Bergamasco Scrivanti.

Essas sessões especiais buscam conscientizar e proteger as crianças por meio da arte e do teatro, abordando temas fundamentais de forma lúdica e educativa.

Foto: @papuart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *