Escola Carmela Morano Previdelli é selecionada para integrar programa cívico-militar do Estado
A cidade de Taquaritinga, que já conta com uma escola cívico-militar na rede municipal, ganhará a partir do segundo semestre de 2025 uma unidade também na rede estadual de ensino. A Escola Estadual “Prof.ª Carmela Morano Previdelli” foi uma das 100 instituições selecionadas para integrar o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), anunciado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) nesta terça-feira (29), por meio de publicação no Diário Oficial.
A seleção ocorreu após três etapas de consulta pública com a comunidade escolar. Das 302 unidades que manifestaram interesse, 132 aprovaram a proposta — mas apenas 100 foram selecionadas com base em critérios técnicos como vulnerabilidade social (IPVS), desempenho no IDESP e representatividade regional.
O novo modelo implementado pelo Estado combina o Currículo Paulista com uma gestão compartilhada entre educadores civis e profissionais da área de segurança, promovendo maior disciplina e valorização da cultura de paz no ambiente escolar.
Com isso, Taquaritinga passa a contar com duas escolas cívico-militares — uma na rede municipal e outra na rede estadual — o que reforça o compromisso com diferentes alternativas de ensino e gestão escolar no município.
Fonte: Agência SP

							
							


