‘Erro na comunicação de diagnóstico’, diz Saúde sobre boletim epidemiológico que indica caso confirmado de Covid-19 em Taquaritinga (SP)

O boletim epidemiológico número 53, atualizado e divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na noite de domingo (19) no site da Prefeitura de São Paulo, apontou um paciente testado positivo para Covid-19 em Taquaritinga (SP). A informação se disseminou rapidamente nas redes sociais, gerando preocupação nos moradores.

Slider

Em entrevista concedida na manhã de segunda-feira (20), o Secretário Municipal da Saúde, José Fonseca Neto, afirma que houve um erro na comunicação de resultados entre o Instituto Adolfo Lutz e o órgão responsável pela atualização do boletim na capital paulista. 

Segundo ele, a Saúde iniciou o trabalho de buscas pela informação assim que tomou conhecimento da situação. Depois de cruzar dados, ele se refere a indicação no balanço estadual como um equívoco. “Trata-se de uma moradora do município, de 56 anos, que teve seu exame colhido após apresentar sintomas. O Coronavírus foi descartado, sendo que o diagnóstico foi positivo para Influenza/H1N1; acredito que houve uma falha de comunicação entre o profissional encarregado pela tarefa e a Secretaria Estadual de Saúde”, declarou.

Agora, a pasta investiga o dado computado ao município.

O boletim epidemiológico de Taquaritinga (SP), atualizado na noite de domingo (19), mostra que 14 pessoas passaram por coleta de materiais para o exame, pois entraram nos critérios de coleta do Ministério da Saúde.

Até o momento, 1 caso segue em isolamento domiciliar, 2 casos suspeitos estão internados na Santa Casa; 11 casos já foram descartados e 18 seguem em monitoramento domiciliar. Não há casos confirmados, óbitos confirmados ou em investigação.

Deixe uma resposta