Em Taquaritinga (SP): Distrito de Jurupema completou 108 anos nesta segunda-feira, 3 de Agosto

Jurupema completou, nesta segunda-feira (3), 108 anos.

Com pouco mais de 2.000 habitantes, o povoamento do distrito teve início nas últimas décadas do século XIX com a chegada de migrantes da região de Jaboticabal, Araraquara e Minas Gerais. Em seguida, foi a vez dos imigrantes europeus (italianos, portugueses, espanhóis, sírios-libaneses e japoneses) serem atraídos à região pela cultura do café no interior paulista.

Shadow
Slider

Criado com o nome de Jurema em 3 de agosto de 1912, seu o nome foi alterado para Jurupema em 30 de novembro de 1944 porque já havia um município com esse nome em Pernambuco .

Jurupema é circundada pela Serra de Jaboticabal; atração turística onde se encontra vegetação originária da Mata Atlântica com várias espécies de animais silvestres e corredeiras de água que brotam do alto da serra. A Igreja de São João Batista destaca-se pela rara arquitetura, com uma nave e torre redondas, lembrando um farol. O distrito possui, ainda, vários casarões históricos construídos no início do século XX. 

Anualmente, o local atrai milhares de pessoas para a sua festa quermesse em louvor a São João, onde também se realiza a popular ‘passagem pela fogueira’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *