Diáconos taquaritinguenses recebem Ordenação Presbiteral na Paróquia São Francisco de Assis

Os diáconos taquaritinguenses Leandro da Silva Nandes e Alexandre Augusto Malaguti receberam a Ordenação Presbiteral na última sexta-feira (4), em uma cerimônia realizada na Igreja da Santíssima Trindade, pertencente à Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim São Sebastião.

Shadow
Slider

A celebração foi presidida pelo bispo Dom Eduardo Pinheiro, da Diocese de Jaboticabal (SP) e teve duração de duas horas. Conforme orientam os protocolos de Saúde para prevenir a disseminação do novo Coronavírus, a missa aconteceu com um número reduzido de familiares e equipe litúrgica, sendo transmitida pela internet através das páginas oficiais da Paróquia.

Padre Leandro nasceu no dia 9 de Julho de 1991 (29 anos) e é filho de José Antonio Soares Nandes e Sonia Maria da Silva Nandes. Completou o Ensino Fundamental na “E.M. Prof. Josephina Mantesi Morcelli Pinsetta”, o Ensino Fundamental II na “E.E. Prof. Felicia Adelvais Pagliuso” e o Ensino Médio na “E.E. 9 de Julho”. Ainda, concluiu o curso de Técnico em Alimentos na ETEC “Dr. Adail Nunes da Silva”.

Antes de ingressar no Seminário, o taquaritinguense participava frequentemente das celebrações e demais atividades da Paróquia São Francisco de Assis na comunidade Santíssima Trindade, onde se sentiu chamado ao ministério ordenado.

Ele também realizou o acompanhamento nos encontros vocacionais na Diocese de Jaboticabal nos anos 2008 e 2009, ingressando no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo no ano de 2010, onde, acolhido por Dom Antônio Fernando Brochini, CSS e pelos padres formadores, iniciando seu “Curso Propedêutico” em Jaboticabal.

De 2011 a 2013, cursou Filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, localizado na cidade de Brodowski e, em 2014, iniciou os estudos de Teologia no mesmo local; no entanto, Dom Antonio Fernando, ainda bispo diocesano, comunicou a transferência daquela turma para iniciar os estudos teológicos em Belo Horizonte/MG a partir do ano seguinte. Sendo assim, de 2015 a 2018, o taquaritinguense cursou a graduação na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia daquela cidade.

Padre Leandro realizou estágio pastoral nas seguintes paróquias da Diocese de Jaboticabal e Arquidiocese de Belo Horizonte:

2010: Paróquia Santa Teresa de Jesus (Jaboticabal);

– 2011/2012: Paróquia Sé Catedral de Nossa Senhora do Carmo (Jaboticabal);

– 2013: Comunidade São Francisco de Assis e São João Batista da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Jaboticabal);

– 2014: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Terra Roxa);

– 2015: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Ribeirão das Neves/MG);

– 2019: Paróquia Santo Antônio (Pradópolis) / (Em 8 de Dezembro daquele ano, foi ordenado Diácono por Dom Eduardo Pinheiro da Silva);

– 2020: Paróquia São Sebastião (Taquaritinga), onde está atualmente.

Padre Alexandre nasceu no dia 25 de Maio de 1992 (28 anos) e é filho único do casal José Vitório Malaguti e Maria José Leandro da Silva Malaguti. Entre os anos de 1992 a 2002, completou o primeiro módulo do Ensino Fundamental na “E.M. Prof. Célia Regina Dib Renzo”, o segundo módulo na “E.E. Prof. Felícia Adelvais Pagliuso” e concluiu o Ensino Médio na “E.E. 9 de Julho”.

Na Paróquia, sempre esteve envolvido em diversos grupos e pastorais, tais como a catequese, acólitos e coroinhas, coral das crianças, grupos de quarteirão e RCC, além da participação nas missas aos finais de semana e outros eventos promovidos pela Paróquia.

Antes de ingressar no Seminário, participou dos encontros vocacionais em 2009, sendo acompanhado pelos padres Rogério, José Felipe e Sidney. Após este período, foi acolhido por Dom Antônio Fernando, CSS e equipe de formadores, ingressando no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Carmo” no dia 17 de Fevereiro de 2010 para iniciar o Curso Propedêutico.

Entre os anos de 2011 e 2012, cursou o 1° e 2° ano de Filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; entretanto, no ano de 2013, a pedido da equipe de formadores, permaneceu fora do Seminário auxiliando no trabalho pastoral de sua Paróquia de origem, retomando os estudos em 2014.

A partir de 2015 até 2018, juntamente com mais seis seminaristas, foi transferido para Belo Horizonte/MG para estudar Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Ao concluir o período de formação inicial, foi ordenado diácono por Dom Eduardo Pinheiro da Silva no dia 8 de Dezembro de 2019.

Ao longo do período de dedicação, desenvolveu seus trabalhos pastorais nas seguintes Paróquias:

– 2010: Paróquia Santa Teresa de Jesus (Jaboticabal);

– 2011: Paróquia Senhor Bom Jesus (Monte Alto);

– 2012: Paróquia São João Batista (Bebedouro);

-2013: Paróquia São Francisco de Assis (Taquaritinga);

-2014: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Jaboticabal);

-2015/2018: Paróquia Todos Os Santos (Belo Horizonte/MG);

– 2019: Paróquia Santa Rita de Cássia (Vista Alegre do Alto);

– 2020: Paróquia Senhor Bom Jesus (Monte Alto), onde está atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *