CulturaDESTAQUEMais recentes

Conselho Municipal de Políticas Culturais realiza sua primeira reunião de 2025

O presidente Marcos Bonilla apresentou os novos conselheiros nomeados

Na manhã de sábado (15), a sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Centro Cultural São Pedro, foi palco da primeira reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Taquaritinga em 2025. O encontro teve como principal objetivo a apresentação dos novos conselheiros nomeados pela administração recentemente empossada.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Conselho, Marcos Bonilla, que solicitou que cada um dos novos membros se apresentasse, compartilhando suas trajetórias e experiências no setor cultural. Entre os principais temas discutidos, destacou-se a situação da Lei Paulo Gustavo. O secretário municipal de Cultura, Jhonatas Cristiano Fidelis, esclareceu que houve problemas nos repasses dos valores devidos a alguns projetos contemplados, resultando na devolução dos recursos ao governo federal. “Será muito difícil para os artistas reaverem esses recursos, pois não havia sequer contrato firmado entre as partes”, afirmou o secretário. Na ocasião, a conselheira apresentou requerimento solicitando informações sobre diversos pontos a serem esclarecidos a respeito da Lei Paulo Gustavo, que foi aprovado pelo Conselho.

Quanto à Lei Aldir Blanc, Fidelis informou que todos os pagamentos já foram efetuados, exceto os referentes aos Pontos de Cultura, que ainda estão sob análise do departamento jurídico.

Durante a reunião, foram eleitos os novos ocupantes de cargos que estavam vagos. A vice-presidência ficou a cargo de Casturina de Lima, enquanto Wesley de Souza Gonçalves foi escolhido como secretário.

Ao fim do encontro, definiu-se que as reuniões do Conselho ocorrerão sempre na última terça-feira de cada mês, às 17h30, na Secretaria Municipal de Cultura. Encerrando os trabalhos, o presidente Marcos Bonilla enfatizou a importância da participação ativa dos conselheiros: “Peço que todos sejam o mais participativos possível nas ações do Conselho para que a Cultura seja cada vez mais fortalecida em nosso município”.

 

Por: Marcos Bonilla – jornalista colaborador

Foto: JB Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *