Confira as ações da Saúde desta semana

 

 

III Fórum de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da UFSCAR e VI Semana de Fitoterapia de São Carlos

Na última quarta-feira (14), a Equipe do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF), (constituída pela Nutricionista Fatima de Bruna Magnani, a Fisioterapeuta Liliane Maria Gomes Torres e a Psicóloga Maria Teresa Luz Eid da Silva) participou, em São Carlos, do III Fórum de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da UFSCAR e VI Semana de Fitoterapia de São Carlos. A Política Nacional de PICS reconhece vários recursos terapêuticos, buscando a prevenção de doenças e recuperação da saúde. Dentre essas práticas estão a Acupuntura, Reiki, Auriculoterapia, Dança Circular, Meditação e Aromoterapia.

Na Roda de Conversa “Profissionais e seu cotidiano PIC no SUS”, quando foram conhecidas as experiências de diferentes municípios do DRSIII – Araraquara, a Equipe apresentou o Projeto de Implantação das PICS no município de Taquaritinga que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. Esteve presente ainda no encerramento da IV Semana de Fitoterapia, conhecendo o Projeto “Farmácia Viva”, de São Carlos em parceria com o Instituto Cultural “Janela Aberta”, com objetivo de avaliar a viabilidade da proposta para nosso município.

 

Encerramento do PSE (Programa Saúde na Escola)

Encerrando o ciclo do PSE (Programa Saúde nas Escolas) neste ano de 2022, podemos apresentar o resultado de um trabalho eficaz, onde foram realizados 2412 testes de acuidade visual e medidas antropométricas IMC, nas escolas de nosso município.

Este trabalho de cuidados com os estudantes da Educação Básica, contou com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista e agentes comunitários de saúde, além de uma parceria com o Hospital de Olhos Lions Manoel Dante Buscardi.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. E algumas escolas fazem questão, de deixar registrado o seu agradecimento.

 

Campanha de Papanicolau

As unidades básicas de saúde dos distritos de Vila Negri e Guariroba e também as UBS “Italo Curti” do Jd. São Sebastião, UBS “Ederaldo Marques” do bairro Vale do Sol, UBS “Nelson Sargi” do Jd. Paraiso e UBS “Névio Ozzetti” do Jd. Martinelli, realizaram os mutirões no período noturno nesta semana dando seguimento a campanha de Papanicolau. Os exames de papanicolau e pedidos de mamografia foram realizados das 16 às 20 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *