O Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Taquaritinga, recebeu na manhã de terça-feira (23) uma palestra voltada à conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. A atividade fez parte das ações da campanha Junho Violeta, que chama atenção para a importância da proteção e do respeito à terceira idade.
O encontro contou com a participação da superintendente do IPREMT, Dra. Mariana Marsico, que conduziu a conversa com o público presente. Durante a palestra, foram abordados temas como a prevenção de situações de violência, a garantia dos direitos dos idosos e a importância de fortalecer atitudes de respeito e valorização dessa faixa etária.
A iniciativa teve como foco principal ampliar a conscientização sobre diferentes formas de violência que podem atingir pessoas idosas, como negligência, abandono, agressões e outras violações de direitos. Também foi destacado o papel da rede de apoio na identificação e no enfrentamento desses casos.
O Junho Violeta é uma campanha de alcance nacional que busca estimular o debate sobre o envelhecimento com dignidade e incentivar a denúncia de situações de violência contra idosos.
A Prefeitura reforça que o enfrentamento desse tipo de problema depende do envolvimento não apenas do poder público, mas também de familiares, cuidadores e da sociedade em geral, na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para a população idosa.
Com o lema “Envelhecer com dignidade é um direito”, a ação reforça a ideia de que o respeito à pessoa idosa deve ser uma responsabilidade compartilhada.













