DESTAQUEMais recentesTecnologia

A IA Generativa como ferramenta de produtividade para os Engenheiros e Arquitetos em Taquaritinga

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Este artigo faz parte de nossa série que explora as mais recentes ferramentas de inteligência artificial e suas aplicações práticas. Agora falaremos sobre como a IA generativa pode  apoiar o trabalho dos engenheiros e arquitetos aqui em Taquaritinga. Esses nossos queridos profissionais que são reconhecidos tanto pela criatividade quanto pela precisão técnica.

Transformar uma visão abstrata a partir de idéias do cliente em um projeto viável requer habilidade em equilibrar estética, custo, legislação, conforto e funcionalidade. A IA generativa está emergindo como uma aliada poderosa no fluxo de trabalho de design voltado para a engenharia civil e para a arquitetura. Em vez de substituir a criatividade humana, essas tecnologias aceleram o processo criativo. Aqui em Taquaritinga, os engenheiros e arquitetos podem adotar ferramentas de IA generativa para aprimorar várias fases do projeto, desde geração do conceito e desenho esquemático até renderização fotorrealista.

Durante as fases iniciais de um projeto, um engenheiro ou arquiteto pode usar prompts como “Casa moderna com bastante luminosidade natural com varanda e piscina” para gerar opções de layout instantaneamente. Isso permite visualizar e comparar várias ideias alternativas dos clientes rapidamente antes de selecionar um design para seguir em frente.

À medida que o projeto toma forma, a IA pode converter esboços 2D feitos à mão em modelos 3D precisos. Por exemplo, o engenheiro ou arquiteto pode usar essa tecnologia para gerar uma maquete 3D de um projeto de reforma para uma obra a partir de croquis simples.

Outro exemplo de prompt para renderizar projetos que gera resultados realistas pode ser esse: “Fachada minimalista de concreto e vidro para edifício comercial em estilo moderno”. Em minutos, a ferramenta gera imagens profissionais que podem ser mostradas para os clientes que já terão uma visão rápida de suas ideias para a obra.

O resultado da aplicação de ferramentas de IA generativas é um processo de design bastante ágil, colaborativo e interativo e desta forma, os engenheiros e arquitetos podem dedicar mais tempo à realização da obra, em si.

Combinando criatividade humana com o poder computacional das ferramentas de IA generativas, os engenheiros e arquitetos em nossa cidade podem liderar o caminho rumo a um novo paradigma de design que amplia os seus horizontes com novas visões arquitetônicas e estilos de vanguarda criadas e exploradas mais rápido do que nunca.

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por Inteligência Artificial: https://www.zerogpt.com/

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *