Santa-casa banner
Shadow

Com a presença de escorpiões sendo uma preocupação durante os períodos mais quentes do ano, alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a evitar que esses animais encontrem abrigo dentro das residências. O Departamento Municipal de Controle de Vetores (DEMCOVE) orienta os moradores de Taquaritinga sobre medidas que reduzem os locais favoráveis à proliferação.

A limpeza de quintais, jardins e terrenos é uma das principais formas de prevenção. Entulhos, folhas secas, galhos e materiais de construção não devem ficar acumulados, já que podem servir de esconderijo para os escorpiões. Também é recomendado verificar e vedar frestas, rachaduras e outros possíveis pontos de entrada nas casas.

Ralos, caixas de gordura e de esgoto devem permanecer fechados ou devidamente protegidos. Outro cuidado importante é evitar a presença de baratas, que estão entre as principais fontes de alimento dos escorpiões. Alimentos também devem ser armazenados corretamente, enquanto roupas, calçados, toalhas e outros objetos não devem permanecer espalhados pelo chão.

Antes de vestir uma roupa ou calçar um sapato que tenha ficado fora do lugar, a orientação é verificar o interior do objeto. A mesma atenção deve ser tomada com roupas de cama e outros itens que possam servir de esconderijo.

O uso indiscriminado de inseticidas também não é recomendado. Segundo o DEMCOVE, o produto pode fazer com que o escorpião deixe seu esconderijo e se desloque para outros pontos da residência, aumentando a possibilidade de contato com moradores. Por isso, o controle mecânico e a organização do ambiente são considerados as principais formas de prevenção.

Caso um escorpião seja encontrado, a orientação é não tentar capturá-lo com as mãos. Crianças e animais de estimação devem ser mantidos afastados do local, e o morador pode procurar orientação junto ao órgão responsável pelo controle de vetores.

Dúvidas e orientações podem ser obtidas diretamente com o DEMCOVE pelo telefone (16) 3252-2238.

Foto: Ilustrativa/Gerada por IA

Rally Auto Posto