Esporte de Primeira
Por José Roberto Gaion
A “Espanholização” no Brasil e na América
No dia 29 de novembro, sábado, a América será do Palmeiras ou do Flamengo. Uma semana depois, no domingo, 7 de dezembro, o Brasileirão, se já não estiver decidido, será do Palmeiras ou do Flamengo. Incrível o que essas duas agremiações representam hoje. Mas vale lembrar que isso não foi da noite para o dia. O Palmeiras teve Paulo Nobre com uma gestão de reconstrução há 10 anos. Na mesma época, o Mengo também lutava para virar essa superpotência. Deu certo!
Aliás, não é de hoje. Fazendo um recorte das últimas sete Libertadores, cinco estão entre eles. Se pegarmos o Brasileirão, nesse mesmo tempo, cinco estão com eles também. E no ano que vem, já sabemos: ambos são os favoritos a ganhar novamente.
A chamada ‘espanholização’ está acontecendo e agora resta saber quando vai acabar e se é que ela vai terminar. Hoje, os maiores rivais do Brasil são Palmeiras e Flamengo. Do Brasil e da América! Independentemente de quem ganhe esse ano, certamente é o caminho a ser copiado pelas outras equipes, que sonham em voltar a ser grandes.
Foto: CONMEBOL










