Evento na Fatec Taquaritinga debate inclusão e tecnologias assistivas
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, realiza na manhã da próxima sexta-feira (8) a segunda edição do Encontro de Tecnologias Assistivas e Inclusão. Os interessados em assistir gratuitamente às palestras devem se inscrever, até a véspera do evento, por meio deste link.
“Representantes de prefeituras e secretarias responsáveis por assistência, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida são nosso público preferencial, mas a participação é aberta a todos”, explica o professor da Fatec e organizador do evento, Gilberto Aparecido Rodrigues.
O principal foco do Encontro de Tecnologias Assistivas e Inclusão é apresentar os resultados e andamento da pesquisa desenvolvida pelo professor. Intitulado Mapeamento de espaços públicos com uso de geotecnologias: um olhar para pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida, o estudo consiste na análise dos níveis de acessibilidade de calçadas, rampas em cruzamentos e outras vias de Taquaritinga.
Além de contar com imagens do Google Earth Pro, o docente ainda teve ajuda de 50 pessoas com diversos tipos de deficiência que responderam questionários online sobre o tema. Alunos do curso de Agronegócio da Fatec também participaram do trabalho, que resultou na proposta de implantação de quatro corredores de acessibilidade em Taquaritinga, ligando o centro da cidade aos bairros.
“É uma pesquisa de baixo investimento, que está ao alcance do poder público mesmo em municípios de pequeno porte. Nossa intenção ao divulgarmos os resultados é que esse projeto se transforme em melhorias concretas, por meio de políticas urbanas de acessibilidade”, ressalta.
A programação do evento também oferece uma série de palestras com temas como os nove anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a importância da comunicação por meio da língua brasileira de sinais (Libras) e utilização de jogos como ferramentas de aprendizagem de atividades cotidianas para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
A organização do evento sugere a doação de um quilo de alimento não perecível a quem quiser participar das atividades.
Fonte e imagem: CPS

							



