Taquaritinga (SP) já possui mais de 50 câmeras no sistema de monitoramento colaborativo

O sistema de monitoramento colaborativo denominado “City Câmeras” chegou em Taquaritinga (SP) através da empresa “Protezione Franchising” no início deste ano e, cada vez mais, está sendo aderido pelos munícipes.

De acordo com Junior Machado, diretor da franquia na cidade, o projeto já possui mais de 50 câmeras instaladas nas vias públicas, com o objetivo de serem utilizadas na inibição de meliantes que planejam realizar furtos e vandalismos no município.

Imagens de uma câmera que integra o sistema de monitoramento na Rua Prudente de Moraes, uma das principais vias de Taquaritinga (SP)

O sistema funciona a partir da liberação de gravações das câmeras externas de segurança que o morador de um determinado imóvel ou estabelecimento possui, sem custo algum. A partir daí, um programa eletrônico é instalado no aparelho e as imagens ficarão à disposição das autoridades da Polícia Militar e da Polícia Civil, gravadas em uma rede digital de armazenamento, conhecida como “nuvem”. Segundo Machado, “somente se houver necessidade, como a prática de algum crime no município, as autoridades irão consultar as imagens do local indicado para que elas possam auxiliar nas buscas ou identificação dos autores, bem como o trajeto que os criminosos fizeram. O sistema ficará liberado e no momento que a Polícia Militar necessitar, ele poderá ser acionado, mas não haverá um monitoramento de tempo integral por parte das autoridades”.

Os interessados em integrarem o sistema deverão possuir uma câmera com resoluções e qualidades específicas, não sendo obrigatória a aquisição do aparelho na empresa que está custeado o programa. O valor do equipamento, para o morador que ainda não possui, gira em torno de R$ 390, já incluindo a instalação do mesmo.

O munícipe não possuirá nenhum tipo de vínculo com a empresa, sendo possível desistir a qualquer momento e ser excluído do sistema, sem custo ou multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *