Tecnologia

Sistema de monitoramento particular no auxílio da segurança pública: “City Câmeras” chega em Taquaritinga (SP)

Na última terça-feira (29 de Janeiro de 2018), o empresário Júnior Machado convidou o atual comandante da Polícia Militar de Taquaritinga (SP), junto com agentes da Polícia Civil, integrantes da imprensa local e um morador do Jardim Laranjeiras, para participarem de uma reunião em sua empresa, a “Protezione”, onde foi apresentado um novo projeto de monitoramento, denominado ‘City Câmeras”.

 

Projeto “City Câmeras” chega em Taquaritinga (SP)

 

Segundo o site oficial, “o Projeto City Câmeras é um programa público, de iniciativa exclusiva da Prefeitura Municipal de São Paulo, que visa constituir uma ampla rede de videomonitoramento por meio de câmeras públicas e privadas instaladas pela cidade, cujas imagens estão concentradas em uma plataforma única concedida por particular ao Poder Público, a título de doação”. A principal proposta do projeto é  inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população. O programa é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir à situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.

 

Qualquer munícipe de Taquaritinga (SP) pode participar. O sistema funciona a partir da liberação de gravações das câmeras externas de segurança que o morador de um determinado imóvel possui, sem custo algum. A partir daí, um programa eletrônico é instalado no aparelho e as imagens ficarão à disposição das autoridades da Polícia Militar e da Polícia Civil, gravadas em uma rede digital de armazenamento, conhecida como “nuvem”. Segundo Machado, “somente se houver necessidade, como a prática de algum crime no município, as autoridades irão consultar as imagens do local indicado para que elas possam auxiliar nas buscas ou identificação dos autores, bem como o trajeto que os criminosos fizeram. O sistema ficará liberado e no momento que a Polícia Militar necessitar, ele poderá ser acionado, mas não haverá um monitoramento de tempo integral por parte das autoridades”.

 

Os interessados em integrarem o sistema deverão possuir uma câmera com resoluções e qualidades específicas, não sendo obrigatória a aquisição do aparelho na empresa que está custeado o programa. O valor do equipamento, para o morador que ainda não possui, gira em torno de R$ 390, já incluindo a instalação do mesmo.

 

O munícipe não possuirá nenhum tipo de vínculo com a empresa, sendo possível desistir a qualquer momento e ser excluído do sistema, sem custo ou multa.

 

O Capitão Coelho, atual comandante da 2° Companhia da Polícia Militar de Taquaritinga (SP) e os demais investigadores da Polícia Civil, se manifestarão positivamente ao projeto. Durante o encontro, foi informado que o morador do Jardim Laranjeiras, em conjunto com outros munícipes que residem na mesma rua, já aderiram ao novo programa e as imagens da referida via pública estarão à disposição das autoridades nos próximos dias. Duas câmeras, financiadas pelos doadores da plataforma digital na cidade, também serão instaladas em um ponto da Rua Campos Salles.

 

Para que as câmeras de monitoramento pertencentes à Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP) também sejam integradas ao projeto, basta a autorização do chefe do Poder Executivo. Júnior sugeriu que equipamentos de monitoramento fossem instalados em todas as entradas da cidade, mas para isso, solicitou a colaboração do atual prefeito para que, ao menos, um poste de energia elétrica fosse colocado nos referidos pontos. Até o momento, Vanderlei Mársico não se posicionou contra a ideia; porém, segundo ele, o custo para que tal implantação ocorra (em torno, de R$ 1 mil por ponto, segundo Machado), não é viável aos cofres públicos. Entretanto, as pessoas entusiasmadas já podem participar do projeto; basta procurar a empresa “Protezione”, na Rua Campos Salles, número 814, para obter mais informações.

 

A Loja Maçônica “Libero Badaró” realizou a doação de um poste de energia para que uma câmera seja instalada na entrada da cidade, no trecho correspondente ao condomínio “Tennis Park”. A implantação do monitoramento no referido local ocorrerá em breve.

 

Das cidades que aderiram o programa “City Câmeras”, São Paulo é utilizada como o maior exemplo de êxito na execução do projeto. Os índices criminais foram reduzidos cerca de 60%, e atualmente, o sistema conta com mais de 2 mil câmeras espalhadas por toda a capital.

 

Rally Auto Posto
Santa-casa banner
Lubricenter
art-vet-total-site
Shadow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *