Mais recentesSaúde

Sarampo: Vigilância Epidemiológica de Taquaritinga (SP) descarta caso suspeito na cidade e confirma um caso “importado” da doença

O caso suspeito de sarampo em Taquaritinga (SP), notificado no final do mês de Julho, foi descartado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde no último dia 26 de Agosto (segunda-feira) após análise laboratorial. Outras três ocorrências estão sob investigação; trata-se de um morador de Santa Ernestina (SP) e duas moradoras de Bauru (SP), que estavam na cidade e fizeram a coleta para averiguação. O resultado deve ser emitido nos próximos dias.

Rally Auto Posto
Santa-casa banner
Lubricenter
art-vet-total-site
Shadow

Até o momento, um caso de sarampo foi confirmado em Taquaritinga (SP); caso considerado “importado”, ou seja, o local provável de infecção foi em outro município.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Moi, relata que o ressurgimento do sarampo no Brasil fez a vigilância à doença aumentar, principalmente na procura pela vacina e orientações sobre o estado vacinal de cada morador, além das demais informações sobre a doença.

A vacinação está sendo realizada nas seguintes salas de vacinas: UBS Antônio Abudd (Jardim Buscardi), UBS Akio Nakachima (Jardim São Sebastião) e UBS Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol). O horário de atendimento é das 7h ás 15h, de segunda a sexta-feira.

 Epidemia de Sarampo (Fonte: Agência Brasil)

Um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado no último dia 28 de Agosto contabiliza 2.331 casos confirmados de sarampo no país nos últimos três meses. O número representa um aumento de 38,75% em relação ao último boletim. Ainda conforme o balanço, foram descartados 1.294 casos suspeitos enquanto 10.855 seguem em investigação por equipes de secretarias de saúde.

Também no mês de Agosto, a primeira morte provocada pela doença foi confirmada em São Paulo. Diante da evolução do surto no país, as autoridades anunciaram, em entrevista coletiva em Brasília, a aquisição de mais 18,7 milhões de doses de vacina contra o sarampo, reiterando a intensificação da imunização com foco em crianças e adultos jovens e informando ações adotadas diante da disseminação do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *