Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP) emite comunicado sobre a acusação de mau atendimento na UPA 24h

Uma moradora de Taquaritinga (SP) utilizou sua rede social para mostrar a situação que sua tia precisou enfrentar ao ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) na tarde de quinta-feira (3). Segundo o seu relato, o leito que a paciente se deitou para tomar a mediação necessária não possuía lençol e a mulher precisou utilizar pedaços de papéis para se cobrir.

 

A autora da reclamação disse que procurou por funcionários da unidade de saúde, mas foi informada por eles que a falta do item de enxoval é comum, e que diante dessa situação, as enfermeiras precisam forrar as camas com ‘lençóis de papel’; um produto descartável utilizado em macas para atendimento.

 

Procurada pela equipe de jornalismo do Jornal Tribuna, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP) emitiu um comunicado com os seguintes dizeres:

 

“A Prefeitura de Taquaritinga informa que já adotou as medidas necessárias para instaurar uma sindicância e também já entrou em contato com a paciente a fim de averiguar a veracidade das queixas referentes ao atendimento na UPA da cidade e, somente após o término do processo, poderá manifestar-se sobre o assunto.

A Prefeitura informa ainda que, até então, não foi constatado desrespeito às normas de Vigilância Sanitária vigente no que tange o uso de proteção de papel em macas. A proteção de papel é indicada em unidades de emergência e de observação de curta duração, bem como em consultórios médicos particulares.

A Prefeitura enfatiza o seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade para toda a população de Taquaritinga e salienta que o índice de reclamação – entre consultas e procedimentos – na rede pública de saúde é inferior a 1%.”

 

O caso ganhou repercussão regional, sendo noticiando em diversos veículos de comunicação impressos, portais online e telejornais.

 

Foto de paciente em cama sem lençol e coberta com pedaços de papéis viralizou em grupos de redes sociais na tarde de quinta-feira (3)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *