Prefeitura de Taquaritinga dá sequência à campanha de prevenção de doenças respiratórias

A secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a secretaria Estadual da Saúde, realizará a 2.ª Fase da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose.

 

A campanha terá início no dia 05 de novembro de 2018, com término no dia 19 e tem o objetivo de implementar a descoberta de casos de tuberculose, bem como sensibilizar a população para o problema dessa doença. É considerado sintomático todo individuo que apresentar tosse por mais de três semanas seguidas.

 

A pessoa que apresentar tosse por mais de três semanas deve procurar uma Unidade de Saúde de Taquaritinga para que possamos investigar”, explicou Ângela Milhossi Martins, secretária Municipal da Saúde. O exame é simples, chamado Baciloscopia (coleta de escarro), para se detectar o agente causador da Tuberculose, doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões.

 

A tuberculose existe desde a antiguidade, mas só em 1882 o médico alemão Robert Koch identificou o tipo de micróbio que causa a doença, conhecido como “Bacilo de Koch”. Na maioria dos casos, as lesões se localizam nos pulmões, mas também podem ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo. A doença se espalha quando o doente tosse, fala ou espirra, sendo que as menores gotas podem levar o micróbio para outra pessoa. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, nem pelo sangue, beijo, copo, talheres, roupa, colchão – a doença só se transmite pelo ar.

 

A tuberculose tem tratamento e tem cura, por isso é importante a campanha”, afirmou o prefeito Vanderlei Marsico. Para prevenir a doença, é importante identificar rapidamente os pacientes para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar.

 

Informações do diretor de Comunicação da Prefeitura de Taquaritinga, Luis Bassoli. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *