Por falta de motoristas concursados, coleta de galhos é temporariamente suspensa em Taquaritinga (SP)

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP) informou na manhã desta quinta-feira (9) que o serviço de coleta de galhos, feita em todos os bairros da cidade, estão temporariamente suspensos. A decisão precisou ser tomada após a falta de motoristas habilitados em concursos públicos. Segundo o comunicado, “essa carência foi agravada após decisão da Justiça local de que servidores municipais em desvio de função deveriam retornar aos seus cargos de origem”. A última coleta foi feita no dia 5 de Abril deste ano.

A frota municipal é composta de cerca de 180 veículos, mas o número de motoristas concursados não passa de 100. Por isso, ao longo dos últimos 10, 20 ou 30 anos, servidores aprovados em outras funções, como a de serviços gerais, auxiliar de pedreiro, entre outras, foram aproveitados como motoristas, uma vez que tinham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a condução do veículo.

A decisão judicial, no entanto, condenou essa prática e mais de 400 servidores tiveram de retornar aos cargos de origem. Com isso, a Prefeitura foi obrigada a priorizar o transporte de pacientes e de alunos, inclusive da merenda escolar, em detrimento de outros importantes serviços, como a coleta de galhos.

A orientação da administração municipal é que, ao realizar podas de árvores ou capinação de terrenos, os munícipes contratem profissionais que também façam o recolhimento dos galhos e plantas e a sua correta destinação.

Os serviços de coleta de lixo, bem como a operação “tapa buraco”, não foram prejudicados. Não há previsão de quando os serviços serão normalizados.

Slider

Deixe uma resposta