Número de pacientes com vírus HIV cresce em Taquaritinga (SP)

A detecção do vírus HIV/Aids em pessoas com mais de 40 anos tem aumentado em Taquaritinga (SP); é o que aponta os dados da Secretaria de Saúde Municipal. Somente na campanha “Dezembro Vermelho”, feita no início do mês, dois novos casos positivos foram diagnosticados em pessoas mais velhas e heterossexuais. A ação também computou nove casos novos de Sífilis durante as testagens; percentual que alerta os profissionais de saúde da cidade para o aumento de pacientes infectados com essa doença.

Mas a semelhança da idade entre os novos portadores assistidos pelo SUS no município não foi um fator traçado somente na campanha; essa simetria permaneceu durante todo o período de 2019. “Tivemos uma alta procura de pacientes para a realização dos testes de HIV e Sífilis e isso vem crescendo com o passar dos anos. Podemos afirmar que mais de mil testes foram feitos ao longo dos últimos doze meses, sendo identificados quatorze novos casos de HIV na cidade”, relata Simone Parlangelli, diretora da Secretaria de Saúde.

A profissional ainda esclarece que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taquaritinga estão capacitadas para realizarem o teste rápido para o diagnóstico da infecção dos vírus. “Para maior sigilo, o exame é gratuito e aplicado em uma sala onde a enfermeira fica a sós com o paciente. No final, ela emite um lado com o resultado e, caso for positivo, a pessoa fará a coleta de sangue para análise completa de sorologia e será encaminhada para o médico infectologista da rede pública. O tratamento da doença será iniciado, assim como o acompanhamento pela equipe responsável”, finaliza.

A proposta da campanha “Dezembro Vermelho” é manter o alerta de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis, independente da ocorrência de mobilizações em períodos comemorativos, como Fevereiro (Carnaval) e férias de Julho. No decorrer das ações, foram distribuídos 1.200 preservativos para a população taquaritinguense; uma média de três unidades por pessoa que participou em alguma das ações promovidas.