Hospital de Olhos de Taquaritinga (SP) recebe habilitação para realizar transplante de córnea

O Hospital de Olhos “Manoel Dante Buscardi”, por meio do presidente do Lions Clube de Taquaritinga (SP), João Furtado, anunciou, na tarde de segunda-feira (19 de Agosto), a habilitação da unidade médica para a realização de transplantes de córnea. A conquista veio após três anos da abertura de um processo junto ao Departamento Regional de Saúde III de Araraquara (DRS) para conseguir a autorização.

Slider

Com a habilitação, o Hospital de Olhos passa a fazer parte do pequeno rol de unidades médicas autorizadas a fazer o procedimento na região.

Para João Furtado, “essa conquista era um sonho de todos os membros do Lions Clube desde a fundação do Hospital. Algumas adequações tiveram que ser feitas, como na parte farmacêutica, a aquisição de alguns aparelhos e um contrato com uma UTI Móvel”, explica.

Desde 2017, com a posse do prefeito Vanderlei Mársico e o Secretário de Saúde Dr. Tomas Fernando Scalamandre de Mendonça, oftalmologista e membro do Lions Clube, foi firmado um convênio com a Prefeitura da cidade e todos os procedimentos de oftalmologia da rede municipal foram concentradas no Hospital de Olhos. ” Fazemos quase 220 consultas pelo SUS por mês. Para o paciente realizar o agendamento, é necessário que ele se dirija para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, onde o encaminhamento será fornecido. Depois, a pessoa precisa se dirigir até a secretaria do hospital portando os seus documentos pessoas e comprovante de residência, para marcar a consulta. Graças ao bom trabalho de todos, não temos fila de espera para consultas atualmente”, relatou.

Atualmente, o Hospital de Olhos de Taquaritinga (SP) conta com treze médicos oftalmologistas e apenas dois deles (Dr. José Eduardo Pazim e Dr. Leonardo Tannus Malki) são especialistas na área e farão as cirurgias de transplante de córnea. Além disso, a estrutura interna do local é composta por farmácia, três consultórios, diversas salas de exames, duas salas cirúrgicas e apartamentos para acomodação pós-cirurgia.

Em constante melhoramento: Projeto da nova fachada do Hospital de Olhos “Manoel Dante Buscardi”, que já está em construção e deverá ser finalizada em breve

A expectativa é que o primeiro transplante de córnea ocorra ainda neste ano.

Deixe uma resposta