Política

Ex e atual presidente da Câmara de Taquaritinga (SP) apresentam projeto para redução de vereadores na próxima legislatura

Na última segunda-feira (17 de Junho), foi apresentado na sessão da Câmara Municipal um Projeto de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Beto Girotto (também presidente da Câmara) e Rodrigo de Pietro, para a redução do número de vereadores eleitos na próxima legislatura (2021-2024). A proposta é que sejam eleitos apenas 11 parlamentares municipais, e não 15, como é atualmente.

Projeto de Decreto Legislativo foi apresentado na sessão da Câmara do dia 17 de Junho de 2019

Lido no plenário, Rodrigo convidou os demais vereadores a assinarem o projeto; porém, como a matéria não havia sido discutida e surpreendeu a todos, nenhum outro edil aderiu ao convite.

Na manhã do dia seguinte (terça-feira, 18 de Junho), o vereador Eduardo Moutinho (PSB) protocolou uma emenda para que a redução seja ainda mais drástica; de 15 para 9.

Após tomar conhecimento da proposta, o vereador Eduardo Moutinho (PSB) protocolou uma emenda para que a redução seja ainda mais drástica; de 15 para 9 vereadores

O número de 15 vereadores foi fixado em Decreto Legislativo no ano de 2016. Na época, eram eleitos 13 candidatos e o aumento para 15 foi aprovado por 8 votos a 4; o vereador e presidente da Cãmara no período, Luisinho Bassoli, não votou.

Os vereadores que votaram favoravelmente foram: Barbosa, Tonhão da Borracharia, Arnaldo Batista, José Maria Modesto, Angelim Barbeiro, Mirão Basso, Marcelo Volpi e Beto Girotto. 

Apenas quatro dos eleitos foram contrários ao aumento: Wadinho Peretti, Miriam Ponzio, Marcelo Okada e Aristeu Silva.

Caso seja aprovado, o projeto passa a ter vigência a partir da próxima legislatura. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *