Em Taquaritinga (SP): Candidatos concluem exame do ENEM em dois locais de prova

Centenas de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) concluíram a segunda fase da prova na tarde de ontem (10 de Novembro) em Taquaritinga (SP). O número de estudantes foi distribuído em dois locais para a aplicação da avaliação: a Escola Estadual “9 de Julho” e o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES).

Slider

A equipe de jornalismo do Jornal Tribuna esteve em uma das instituições para acompanhar a chegada dos estudantes. A maioria dos candidatos carregava um semblante ansioso e, ao mesmo tempo, mais confiante do que no primeiro dia de prova. “Hoje estou menos nervosa do que no domingo passado, pois eu estava ansiosa por conta da redação. Agora me sinto mais tranquila e preparada para finalizar a prova”, disse uma estudante, de 18 anos, que optou por não ter seu nome divulgado.

Próximo ao término do tempo limite de chegada, ás 12h44, uma situação causou tensão nos monitores do exame que estavam na portaria e as pessoas que presenciaram a cena: um estudante percebeu que havia esquecido a sua caneta em casa. Diante do anúncio, vários candidatos se mobilizaram e saíram a procura de alguém que emprestasse o objeto a ele e, felizmente, conseguiram achar. A jornalista não o entrevistou para que ele não corresse mais um risco de perder a prova.

Pedro Paulo Miranda, de 20 anos, realizou a prova do ENEM pela quarta vez em busca de uma boa pontuação para ingressas no curso de odontologia (Foto: Alessandra Cason)

O jovem Pedro Paulo Miranda, de 20 anos, conversou com a nossa equipe e disse que não desiste de perseguir o sonho de se tornar dentista. Ele está fazendo a prova pela quarta vez e tem a esperança de conseguir ingressar em uma boa faculdade no próximo ano. “Quero tentar uma vaga em alguma faculdade pública ou conseguir uma boa bolsa de estudos”, disse entusiasmado.

Inquietação não faltou nos últimos minutos do portão aberto. O nervosismo aumentava cada vez que o relógio se aproximava das 13h. Para o alívio dos monitores e da equipe de jornalismo, os dois últimos candidatos chegaram ás 12h56.

De acordo com os coordenadores municipais responsáveis pela aplicação do exame, por ordem superior e motivos não especificados, informações técnicas sobre o ENEM na cidade não puderam ser repassadas para a imprensa. 

O gabarito oficial estará disponível no site oficial a partir de quarta-feira (13 de Novembro) e o resultado individual está previsto para ser divulgado no mês de Janeiro de 2020.

 

Deixe uma resposta