Em Taquaritinga (SP), atleta ministra aulas de karatê gratuitamente para crianças e jovens

Há quase um ano e meio, a cidade de Taquaritinga (SP) conta com um projeto social que dá oportunidade para crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, aprenderem karatê de forma gratuita.

As aulas são ministradas por Jhonatas dos Reis Oliveira, de 31 anos, popularmente conhecido como “Soneca”. A iniciativa partiu do referido atleta, que começou sua carreira esportiva pelo mesmo caminho. “Foi através de aulas gratuitas, que eram oferecidas pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga (SP), quando eu era criança, que tive o primeiro contato com o esporte. Já tentei fazer outros tipos de atividades físicas, mas sempre me identifiquei muito com o karatê; modalidade que prático há anos”, disse.

Mesmo após ter concluído o ensino superior na área de Biocombustíveis, em Jaboticabal (SP), Soneca sempre cultivou a vontade de passar para outras crianças o que havia aprendido com o esporte. Foi a partir daí que ele começou a colocar o seu projeto social em prática, com os ensinamentos e apoio de sua “Sensei” Lidiana Morais. “Depois do falecimento do Sensei Edson Kawaraha, a Prefeitura Municipal estava sem professor de karatê na rede pública . Então, no mês de Janeiro do ano passado, consegui que as aulas começassem a ser ministradas no ginásio de esportes “Manoel dos Santos”, graças apoio do ex-secretário de Esportes, Beto Girotto. A turma inicial contava com 12 alunos, mas hoje, são quase 30 crianças que frequentam as aulas semanalmente. “Me sinto extremamente realizado com isso”, relata o professor.

Inicialmente, o projeto contava com cerca de 12 alunos; hoje, quase 30 crianças e adolescentes frequentam as aulas semanalmente

Mesmo com a mudança no gestor da pasta, Soneca continua tendo incentivo da Secretaria de Esportes e Lazer do município. “Além de disponibilizarem a quadra do ginásio, a Prefeitura Municipal arca com os custos das inscrições e do transporte para competições regionais”.

O karatê é uma arte marcial de autodefesa originaria do Japão. A palavra significa “caminho das mãos vazia”, pois se trata de uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem o auxílio de armas de qualquer espécie. A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável, ou seja, não é sobre violência, mas sobre a busca de equilíbrio. Entre os benefícios do karatê estão os movimentos que trabalham todo o corpo, a ajuda na perda de peso e o aumento da resistência, o desenvolvimento na capacidade cardiovascular e na respiração, o aumento da coordenação motora e reflexos, a melhora a na concentração, a defesa pessoal e, além de tudo, possui uma filosofia rica, com base no respeito e disciplina.

Disciplina e respeito: os principais ensinamentos do karatê

Os interessados em participarem das aulas, ministradas todas as terças e quintas-feiras, ás 16h30, devem procurar o Professor Soneca no Ginásio de Esportes, no horário das aulas citado anteriormente, para realizar a inscrição. A compra do quimono para a realização do esporte fica por conta do aluno; porém, o atual Diretor de Esporte, André Vieira, garantiu que a Secretaria irá providenciar o artigo para todos os alunos que já praticam ou desejam fazer o esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *